Política
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 15 de dezembro
Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional
Entrega de reforma
O secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, esteve em Rio Preto, na segunda-feira (11), para inaugurar uma obra realizada no batalhão da Polícia Ambiental. Em um evento discreto, diante da ilustre presença de um secretário de Estado, foi entregue uma reforma. Derrite saiu da capital paulista para participar de uma cerimônia simples, no calor escaldante de Rio Preto. A visita causou questionamentos.
Ciúmes
A proximidade de Derrite com o coronel Fábio Rogério Cândido tem causado muito ciuminho à classe política. Depois da visita do secretário estadual, teve quem dissesse, em tom de deboche, que o membro do governo veio “apenas para inaugurar um telhado”. Se é verdade ou não, ali começou o primeiro burburinho de que o militar seria o cabeça da chapa do PL para as próximas eleições.
Prefeituráveis
O que não faltou na cerimônia de inauguração da obra na Polícia Ambiental foi pré-candidatos a prefeito. Fábio Cândido e Fábio Marcondes, mesmo que ainda em stand by, o deputado estadual Itamar Borges (MDB) e o deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) estavam presentes. Eles só não disputaram espaço com os vereadores no palanque improvisado porque o único ex-prefeito no local ficou isolado em um canto.
Palanque
Mesmo sem um palanque oficial e bem montado, políticos colaram em Derrite. De perto, estavam o prefeito Edinho Araújo (MDB), o deputado Itamar Borges e alguns vereadores. Um pouco mais longe estavam o provedor da Santa Casa, Nadim Cury, citado por Derrite no discurso, e outros vereadores mais discretos. Bem longe do palanque e dos holofotes, cabo Júlio Donizete (PSD) e Bruno Moura (Patriota) não se misturaram com a multidão.
Derretendo
Apesar do verão não ter chegado ainda, as temperaturas estão lá em cima e mais uma vez a visita de Derrite coincidiu com um dia de calor abrasador. Autoridades e políticos foram conduzidos para uma salinha com ar-condicionado potente, enquanto esperavam o secretário. Já no discurso, o prefeito Edinho Araújo, num lapso quase inexplicável, confundiu os fonemas e chamou o secretário de “Derrete”.
Candidato Fábio
Embora os rumores rondavam naquele momento, Fábio Marcondes e Fábio Cândido estavam reticentes. Questionados sobre quem encabeçaria a chapa, entre sorrisos desconcertados e trocas de olhares, Marcondes se adiantou: “o futuro candidato a prefeito pelo PL se chama Fábio”. Até então, tudo dependia de uma conversa com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto.
Tento
Já na quarta-feira (13), veio uma nota do partido. Coronel Fábio Cândido ficou como pré-candidato a prefeito e Fábio Marcondes, como pré-candidato a vice. Presentes no encontro estavam também o presidente do PL de Rio Preto, o deputado federal Luiz Carlos Motta, de forma presencial, e o Derrite, mas por videoconferência, além de Bolsonaro. Fábio Cândido foi mais discreto e apenas agradeceu ao convite, afirmando que irá dar uma resposta dentro do prazo legal e institucional.
Disse, mas não falou
A assessoria de Motta divulgou um vídeo do encontro no qual era possível ouvir risadas e ver um clima descontraído. Nenhuma novidade já que coronel Fábio Cândido não esconde que é próximo do clã Bolsonaro e se coloca como um bolsonarista convicto. O que realmente chamou a atenção foi a legenda usada: “Segue vídeo com o convite de Jair Bolsonaro para ter Coronel Fábio Cândido no PL”. Vendo atentamente as imagens, não é possível encontrar, em momento algum, quando o ex-presidente fez o convite.
Legalmente
A legislação eleitoral não permite ainda que Fábio Cândido se coloque como pré-candidato. Nem Fábio Marcondes. A única coisa que ambos têm, por enquanto, é uma promessa de que terão o apoio do ex-presidente, colocado em um pedestal quando o assunto é transferência de votos. Pelos bastidores, dizem que o coronel apelou ao Bolsonaro para conseguir colocar Marcondes no bolso. Caso o secretário de Esportes não desistisse de ser cabeça de chapa, o militar estava prontinho para desembarcar no Novo.
Chupando o dedo
Com toda essa história de formalização de convite pelo PL, apesar de ninguém ter visto um convite de fato, quem ficou a ver navios foi o Novo. O partido do empresário Rafael Bernardes estava em um flerte com coronel Fábio Cândido e contava com o desembarque do militar. Membros do Novo já estavam até contando com a promessa de que o ex-presidente viria para Rio Preto e ajudaria a alavancar a legenda como um todo no palanque. Resta saber quem vai ocupar o espaço de pré-candidato a prefeito no Novo agora.
Cesta
Conforme adiantado pelo Giro Político em 6 de outubro, Fábio Cândido já tem substituto no cargo de comandante do CPI-5, que é bastante concorrido para quem tem vaidades políticas. O militar confirmou o nome de Márcio Cortez, que já ocupou o cargo interinamente, em 2022. Natural de Palestina, Cortez está na região de Presidente Prudente. Fábio Cândido não poupou elogios ao colega de farda.
Em cima do muro
Esse apoio de Bolsonaro ao coronel Fábio Cândido tem tirado o brilho da secretária estadual de Esportes, Helena Reis, do Republicanos. A também coronel da PM, que já está apagada há um tempo, perde a bandeira do bolsonarismo para usar na campanha. No entanto, pode ser que ela ainda tenha o apoio do governador de São Paulo, o colega de partido Tarcísio de Freitas. Para disputar a Prefeitura de Rio Preto, Helena ainda precisa de um bom nome para vice, o que não teve na última eleição, e de muita campanha para mudar a imagem de que chegou ao cargo apenas por ser mulher e negra, como muitos afirmam.
Base desarticulada
A rejeição do projeto que possibilitaria a chegada do 5G em Rio Preto continua rendendo frutos. Na sessão de terça-feira (12), o negócio ficou bem visível. Havia dois projetos do vereador Jean Dornelas (MDB) na pauta. No momento da votação de um deles, o parlamentar deixou o plenário e o texto acabou não sendo analisado. Já o outro projeto teve votação adiada a pedido de Celso Peixão (MDB). Não houve justificativa para o adiamento do “Mister Fish”, como Peixão foi apelidado por Dornelas.
Rodoviária
Para comemorar a finalização da obra de reforma do Terminal Rodoviário Governador Laudo Natel, o prefeito tratou de realizar um tour pelo prédio, durante a manhã de quinta-feira (14). Todo animado e sorridente, Edinho cumprimentou muitos e distribuiu apertos de mão e abraços. Em meio as paradas que o guia da Secretaria de Comunicação fazia, o prefeito aproveitava até para conversar com as pessoas. Durante uma destas pausas, Edinho cumprimentou uma mulher e voltou para o grupo dizendo “é nóis” em meio a gargalhadas.
Apostas
A indefinição sobre Valdomiro Lopes concorrer ou não ao cargo de prefeito de Rio Preto ainda continua. Como em um capítulo estendido, depois de levantadas as possibilidades de ele não ter apoio do partido ou até mesmo ser barrado pela Justiça, surgiu agora quem é capaz de apostar que o ex-prefeito não entra na disputa devido à falta de um vice, apesar de ter nomes de sobra. Um deles seria Abner Tofanelli, atual assessor de Valdomiro e presidente do PDT, o outro seria Vaz de Lima. Tofanelli está mais focado no Legislativo, enquanto Vaz de Lima está seguindo sozinho por enquanto.
- Cidades1 dia
Policial civil é internado em hospital após acidente na Washington Luís
- Cidades1 dia
Natália Toscano e Frei Gilson convidam fiéis para rezar por Zé Neto
- Cidades21 horas
Morre o decorador Ezequiel Gonsalves aos 59 anos
- Economia8 horas
Supermercado chega a Rio Preto e abre 300 vagas para sua 1ª loja na cidade