Política
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 22 de dezembro
Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional
Promessas
O deputado estadual Itamar Borges (MDB) impulsionou um vídeo com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nas redes sociais. Aparentemente em um evento para poucos convidados e em um momento de descontração, ambos aparecem abraçados. O homem do bigode, que adora distribuir beijos, faz um balanço sobre “conquistas e avanços” do governo de São Paulo para o interior e agradece.
Com a palavra, Tarcísio
O governador aproveita o momento para falar sobre a “mão estendida” de Itamar Borges, fazendo alusão sobre uma facilitação do governo no noroeste paulista, principalmente em relação ao empreendedorismo e agronegócio. Tarcísio ainda reforça que a entrega da urbanização da Favela Marte se dará no início do próximo ano e fala em uma “notícia boa para a saúde”, sem dar qualquer indício do que seria a novidade. Para encerrar, Itamar diz: “tamo junto, governador”.
Reforma tributária
Todos estavam de olho na aprovação da reforma tributária. Foram 30 anos de discussão e, finalmente, o Congresso Nacional deu um passo histórico e promulgou o texto. É claro que ainda faltarão os Projetos de Lei Complementar para a regulamentação de vários pontos da emenda constitucional, mas o alvo das comemorações, de forma efetiva, foi a mudança na cobrança e no pagamento do Imposto de Renda.
Correu para o abraço
O prefeito Edinho Araújo (MDB) correu para Brasília na quarta-feira (20). Ele foi acompanhar o que chamou de “momento histórico” nas redes sociais, a promulgação da “esperada” reforma tributária. Para Edinho, o texto vai trazer novos caminhos para o desenvolvimento econômico e social, de forma democrática. O prefeito aproveitou para cumprimentar o autor da PEC, o também emedebista Baleia Rossi.
Aproveitando
Quem também aproveitou para falar sobre a reforma nas redes sociais foi o ex-deputado Vaz de Lima. Ao dizer que “finalmente” a reforma tributária foi aprovada, o tucano mostrou um livro que escreveu há 31 anos e falou que o texto trará avanços para o país. Vaz de Lima lembrou que há muito tempo se discutia a modernização do sistema, tornando o país mais competitivo, “mas, a redução da carga, só o tempo dirá”. O ex-deputado ainda fala que falta a reforma fiscal, para combater a corrupção.
Movimentações
Enquanto a janela eleitoral não abre para os vereadores, o corre-corre para garantir uns bons puxadores de votos continua. Este é o momento de aproveitar o poder de barganha, mas, como diz Renato Pupo (PSDB), “todo convite tem prazo de validade”. Numa dança de experimentar quem dá mais em troca de votos, dizem que Anderson Branco (PL) já deixou de lado os planos de ir para o Patriota.
Escalação
Por mais que tudo já esteja quase pronto para o ano que vem, ainda é possível que haja grandes surpresas. Apesar de remota, existe a possibilidade de Valdomiro Lopes (PSB) ficar de fora das eleições de 2024. Neste ponto, há quem diga que ele pode naufragar até um futuro mandato de Abner Tofanelli na Câmara. O presidente do PDT tem um acordo com o ex-prefeito para montar uma chapa de candidatos a vereador e eleger o músico. O problema é que dizem que Valdomiro está enfrentando dificuldades para agregar nomes.
Confusão
Enquanto Valdomiro, no cargo de deputado, faz vídeos com um discurso com intenções claras de se lançar candidato a prefeito de Rio Preto, Vaz de Lima, na condição de ex-deputado, faz vídeos com um discurso com claras intenções de se lançar candidato a deputado. Por enquanto, e só por enquanto, os dois estão em lados opostos e tentando, cada um à sua maneira, viabilizar a própria candidatura ao Executivo de Rio Preto. Até o momento, nada impede uma aliança entre eles.
Imputação
Acusar alguém de cometer um crime, sem que a pessoa tenha cometido, é crime. Está cheio de decisões deste tipo no Judiciário. Enquanto o presidente do Republicanos olha para esta coluna de política publicada no interior do Estado, perde a oportunidade de olhar a imprensa como um todo. Esta coluna não foi a primeira a constatar que Helena Reis é mulher e negra. Muito menos foi a primeira a dizer que ela só estaria no cargo de secretária estadual de Esportes por ser mulher e negra. Talvez falta expandir os horizontes. Talvez falta só ter conhecimento antes de falar.
Sem explicações
O sistema de consulta das proposituras da Câmara de Rio Preto está bem desatualizado. Ali é possível encontrar projetos, como o de Francisco Júnior (União Brasil) que já teve até decisão favorável do Judiciário, classificado como “tramitando”. Também há outras propostas na mesma situação e até textos que já foram vetados pelo Executivo da mesma forma. Questionado sobre a falha, o presidente Paulo Pauléra (Progressistas) disse que não sabe explicar o que aconteceu.
Tumultuou
Sobre a quantidade de sessões extraordinárias durante o último mês do ano, Pauléra disse que houve um “tumulto” com os projetos do Executivo que precisavam de aprovação para começarem a valer em 2024. Com essa pressa toda, disse o presidente, que foi impossível fazer as tradicionais sessões “limpa pauta”. O próximo ano tem muito trabalho pela frente e a ideia do presidente é começar por este ponto e fazer um acordão com os vereadores.
Ironias
As últimas sessões, por incrível que pareça, foram marcadas por um clima leve entre os vereadores. Um dos momentos de risadas foi quando era votado um Projeto de Lei de Rossini Diniz (PL). O parlamentar apresentou um texto para beneficiar empresários que descumprem o Código de Posturas e colocam publicidade de forma irregular. Assim, para defender a proposta, Rossini Diniz pediu a aprovação, mas sem apresentar argumentos. Na sequência, Pauléra declarou voto a favor “diante da necessidade apresentada pelo colega”.
Pose para a foto
Outro momento de muitas risadas foi durante a votação do Projeto de Resolução de Anderson Branco (PL) que quer deixar registrado nos anais a breve passagem dele como presidente da casa. O texto define que vice-presidentes que assumirem o cargo de presidentes interinos pelo período de sete dias seguidos tenham o direito de ter uma foto na galeria de ex-presidentes. Branco encabeçou a rejeição da emenda que definia a legenda de “presidente interino”.
Desenterrando
Em clima de muito humor, Celso Peixão (MDB) desenterrou o período em que precisou assumir o cargo de presidente e também reivindicou o direito. Jean Dornelas (MDB) também não perdeu a oportunidade e relembrou que, na condição de procurador-geral de Potirendaba, precisou assumir como prefeito por um dia. Um pouco menos vislumbrado, Dornelas disse que são situações pontuais e que não precisam de tanta publicidade. João Paulo Rillo (PSOL) foi o mais irônico e sugeriu que fizesse um revezamento entre as fotos de Branco e de Peixão.
Copiando
Rillo tem usado os mesmos argumentos da direita para atacar o deputado estadual Itamar Borges (MDB), que já declarou que pretende se lançar pré-candidato a prefeito e tem o apoio do partido para disputar as eleições de 2024. O psolista usou a tribuna para dizer que a presença do beijoqueiro em eventos públicos precisa ser investigada e pode ser caso de CPI. Em outro momento, Rillo se referiu a Itamar como “o deputado de Santa Fé do Sul”.
Aperto
O próximo ano pode ser apertado para Edinho Araújo. Vereadores da oposição e da base aliada estão se organizando em torno de CPIs. Se as investigações vão sair do papel ou não, a história é outra, mas a pressão já está bem articulada. Tem proposta para investigar os buracos do Semae, os aterros da Fazendinha, a falta de vagas em creches, os aditivos em obras e até a qualidade do tapa-buraco. Dá para fazer um bolão sobre qual vai sair do papel.
- Cidades2 dias
Rio-pretenses são atingidos por tiros disparados por motociclistas
- Política1 dia
Coronel Fábio sai na frente na abertura das urnas em Rio Preto
- Cidades2 dias
Homem ameaça ex de morte e leva golpe com pedaço de madeira
- Política1 dia
Prefeito Edinho se manifesta sobre resultado das eleições em Rio Preto