Redes Sociais

Política

Câmara de Rio Preto sedia eleição da Mesa do Parlamento Regional Metropolitano

Órgão Legislativo será composto por representantes das 37 cidades que compõem a região metropolitana de Rio Preto

Publicado há

em

Divulgação/TV Câmara

A Câmara de Rio Preto sedia, nesta sexta-feira (26), a partir das 9 horas, no Plenário, a reunião que vai formalizar o Parlamento Regional Metropolitano. Representantes dos Poderes Legislativos das 37 cidades que formam a região metropolitana de Rio Preto vão realizar a eleição da mesa diretora do colegiado.

“É uma assembleia geral de constituição do Parlamento da Região Metropolitana de São José do Rio Preto. Anteriormente, o vereador Pedro Roberto (Republicanos), enquanto presidente da Câmara, fez a montagem, só que, naquele momento, ainda não havia regulamentação. Só agora que foi feita pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)”, explicou o presidente da Câmara, Paulo Pauléra (Progressistas).

O Parlamento será integrado por dois vereadores de cada uma das Câmaras da região, um titular e um suplente. Os vereadores escolhidos vão eleger nesta primeira reunião a Mesa Diretora que terá um presidente, dois vices e quatro secretários, que terão mandato até o dia 31 de dezembro de 2024. A partir dessa data a Mesa Diretora terá um mandato comum de dois anos. As sessões ordinárias vão acontecer ao menos uma vez a cada 4 meses.

“Nós aderimos à Uvesp, que é a União dos Vereadores de São Paulo, e todas as cidades da região metropolitana estarão presentes. Vamos fazer do parlamento regional um órgão oficial, com assembleia e regimento. Todo o trâmite necessário e obrigatório para que o parlamento fique constituído e possa ter voz e força perante o poder público e a sociedade”, completou Pauléra.

O Parlamento terá como atribuições representar os interesses da região, promover o desenvolvimento sustentável, observando a diversidade cultural da população, garantir a participação da sociedade civil no processo de desenvolvimento social, econômico e político e também promover a solidariedade e cooperação entre os municípios.

AS MAIS LIDAS