Política
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 19 de janeiro
Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional
Tensões na esquerda
O surgimento dos nomes do advogado e ex-presidente da OAB Rio Preto, Marcelo Henrique, e do Procurador de Justiça criminal, Plínio Gentil, causaram furdunço no PT. Pelos comunicados de membros dos partidos, Marcelo Henrique está desembarcando no PV e Plínio Gentil foi escolhido como pré-candidato a prefeito por uma ala do PT. Ambos são nomes de peso dentro da federação entre as legendas, que ainda envolve o PCdoB.
Corrida contra o tempo
Marcelo Henrique foi um nome cogitado por um grupo do PT. Na época, os membros solicitaram que o diretório fizesse o convite oficial ao advogado para encorpar o partido e ter um nome nas eleições de 2024. Em resposta, os dirigentes fizeram o convite ao ex-vereador Marco Rillo, ex-PSOL, que prontamente fez as malas e voltou às origens. A chegada do pai de João Paulo Rillo (PSOL) foi anunciada nas redes sociais, depois de um ato de filiação regado a café, e causou mais desconforto ainda.
Engasgados
Como a presidente do PT de Rio Preto, Celi Regina, não oficializou o convite de filiação a Marcelo Henrique e como houve um receio do advogado em desembarcar de livre e espontânea vontade no partido, já que o considera sem credibilidade política, o jeito foi o grupo dos descontentes encontrar outro nome. Foi então que surgiu Plínio Gentil. Na verdade, a proposta destes filiados rebeldes é uma oposição ao Marco Rillo que, segundo eles, vai deixar os candidatos do PT na mão e pedir votos ao filho, que deve ser candidato a vereador.
Um passo na frente
Depois que o nome de Plínio Gentil foi divulgado como possível pré-candidato, representantes dos partidos da federação se uniram e declaram apoio a Marco Rillo como pré-candidato pelo PT. Nas redes sociais, o texto diz que foram mais de 2/3 dos membros do Diretório do PT que aprovaram o nome do ex-vereador e esclareceu que “a reunião não teve a intenção de conquistar apoio ou compromisso dos Partidos presentes, os quais têm autonomia para decidir sobre a melhor tática eleitoral a ser adotada em 2024”.
Rachou
Toda esta movimentação do PV, PT e PCdoB serviu para mostrar que a esquerda não está unida e que, mais uma vez, a eleição terá a constante presença de um climão entre os filiados. A pitada final para deixar o prato bem salgado e difícil de descer deve ser do PSOL. Corre pelos bastidores que João Paulo Rillo já teria declarado, em mais de uma oportunidade, que já tem candidato para apoiar em um eventual segundo turno. Por mais inacreditável que possa parecer, o vereador já teria dito que pretende apoiar Valdomiro Lopes (PSB).
Propósitos
O grupo petista contrário ao nome de Marco Rillo como candidato a prefeito tem objetivos claros. Um deles é apresentar um candidato preparado para o debate com os demais concorrentes. Há quem diga que o ex-vereador já não tem o mesmo fôlego de antes e não teria muita articulação para participar de discussões. Mesmo sabendo que não há chances de ganhar uma eleição, uma das propostas do grupo é trazer assuntos importantes para a cidade durante o período eleitoral.
Ambidestro
Enquanto o PSB está bem mais alinhado com a esquerda, inclusive com o vice-presidente Geraldo Alckmin representando o partido no cenário federal, o deputado estadual da região pela legenda, Valdomiro Lopes, não está preocupado com isso. Com grande parte dos apoiadores se autodeclarando como direitistas e conservadores, o ex-prefeito tem buscado apoio junto aos grupos de direita. Valdomiro, inclusive, se reuniu a portas fechadas com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira.
Cafezinho
Além de Marcos Pereira, estavam na reunião ainda o presidente estadual do Republicanos, Roberto Carneiro, e o presidente municipal do partido, Diego Polachini. O teor da conversa teria sido o apoio para as eleições. Valdomiro tem se movimentado bastante no cenário estadual, mas ainda não colheu resultados. Em outra reunião a portas fechadas do ex-prefeito, ele teria pedido o apoio do governador Tarcísio de Freitas, também do Republicanos. O ex-prefeito só não buscou a base da esquerda ainda, que teria mais facilidade em declarar apoio, em respeito à coligação nacional.
“Há tantos caminhos tantas portas”
Pedro Roberto oficializou a filiação ao Republicanos em uma festa, com a presença de Marcos Pereira e Roberto Carneiro, na sede do partido, nesta semana. Eleito vereador pela primeira vez, em 2001, pelo extinto PHS, partido de centro-direita, Pedro Roberto passou pelo PSOL, de esquerda, e caiu no colo do Patriota, atual PRD, de direita. Traído pelo grupo antes mesmo de tomar posse, o vereador agora foi mais para a direita. “Tenho a convicção de que estou no melhor lugar e com as melhores pessoas para continuar o trabalho que desempenhamos na Câmara de Rio Preto”, declarou o parlamentar nas redes sociais.
Recado dado
A festa, apesar de ser de Pedro Roberto, teve a participação do personagem principal do partido na cidade. Polachini não perdeu a oportunidade de alfinetar aqueles que, na prática, já não fazem mais parte do grupo. Neste caso específico, os vereadores pelo partido Robson Ricci e Karina Caroline. Voltando um pouco mais na história, Jean Dornelas. Durante o evento, Polachini esclareceu que os filiados devem respeitar todas as diretrizes do partido e que o Republicanos, apesar de ter três cadeiras na Câmara, oficialmente só tem uma.
Filmando
Durante um evento, no gabinete do prefeito Edinho Araújo (MDB), o vereador Bruno Moura (PRD) expôs uma situação que passou com moradores de rua, no centro de Rio Preto e, ao que parece, não acabou em violência por sorte. Segundo o parlamentar, ele estava fazendo um vídeo, perto de algumas barracas de moradores de rua, quando um homem teria pedido para não ser filmado. “Sai da barraquinha que eu vou te filmar”, disse o vereador ao morador de rua que, segundo ele, estaria “fumando pedra” no local. Moura publicou um vídeo nas redes sociais com o trecho do discurso dele.
Incomodando
Os moradores de rua estão sendo um problema na região central, mas não só eles. Relatos que estão circulando nas redes sociais dão conta de um grupo de criminosos que estaria praticando extorsão aos empresários. Segundo as vítimas, os criminosos ligam para os proprietários de lojas do centro da cidade e, mediante severas ameaças, exigem o pagamento de quantias para não atearem fogo, roubarem ou destruírem os estabelecimentos. Familiares de um membro do Ministério Público (MP) estariam entre as vítimas. As ações de cobrança do poder público não devem demorar a aparecerem.
Eleições Acirp
O presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, anunciou apoio à candidatura do empresário Jean Carlos Reinaldet Daher. Kaiser está à frente da associação que representa os comerciantes e industriais da cidade desde 2020 e a escolha do novo presidente está marcada para o dia 27 de março. Daher é proprietário da empresa Gold System e já faz parte da diretoria do Setor de Tecnologia da Informação. Atualmente, ele está como 5º vice-presidente da entidade. O candidato promete uma gestão sincera aos empresários e empreendedores de Rio Preto.
- Cidades2 dias
Jovem troca tiros com a polícia e acaba morto em Rio Preto
- Economia2 dias
Empresa de Rio Preto figura entre as 500 maiores do país
- Economia2 dias
CPFL abre vagas de emprego nas regiões de Rio Preto e Araçatuba
- Cidades2 dias
Em RP, homem agride companheira e a deixa trancada por toda a noite