Redes Sociais

Política

Deputado registra boletim de ocorrência após vídeo antigo voltar a circular

Caso será investigado como crime cibernético por divulgação de fake news

Publicado há

em

O deputado estadual Itamar Borges (MDB) registrou um boletim de ocorrência, nesta sexta-feira (5), depois que a coluna Giro Político, do Gazeta de Rio Preto, trouxe à tona um vídeo que circula nas redes sociais ligando o parlamentar a uma quadrilha de narcotraficantes libaneses radicada em São Paulo.

O caso foi registrado no Departamento de Administração e Planejamento da Polícia Civil (DAP), pelo delegado Vitor Franchini Luna, e será encaminhado para investigação do 1° DP de Rio Preto.

O vídeo é baseado em notícias antigas, que circularam por volta de 2017, e traz a informação de que Itamar teria ligações com Hicham Mohamad Safie. O empresário foi investigado pela Polícia Federal (PF) na Operação Beirute, deflagrada pela Justiça em 2014.
Na época, não ficou provado que havia ligações entre o empresário e o deputado. Itamar Borges não chegou a ser indiciado pela PF.

O vídeo antigo voltou a circular nas redes sociais recentemente e pode ser o primeiro caso de propaganda eleitoral negativa antecipada das eleições de 2024. A investigação vai buscar identificar quem produziu o vídeo e compartilhou as imagens.

No registro, Itamar Borges afirma que será candidato a prefeito.

Por meio de nota, a assessoria de Itamar Borges confirmou o registro da ocorrência na Polícia Civil e informou que a será aberta uma “investigação de crime cibernético por notícia falsa que circula nas redes sociais”.

“É fundamental a punição desses criminosos que produziram e divulgaram a desinformação. Fake News não é brincadeira”, disse o deputado, de acordo com a assessoria.

AS MAIS LIDAS