Redes Sociais

Política

Vereador pede que Ministério da Saúde priorize vacina da dengue para Rio Preto

O Ministério da Saúde já informou que as doses estarão disponíveis a partir de fevereiro, atendendo a públicos e regiões específicas

Publicado há

em

Divulgação/TV Câmara

O vereador Bruno Marinho (Patriota) apresentou um requerimento à Câmara pedindo que o Ministério da Saúde dê prioridade para Rio Preto na aplicação de vacina contra a dengue. O documento será votado em plenário, na sessão do próximo dia 23, quando retornar os trabalhos do Legislativo.

O Brasil foi o primeiro país a incorporar ao sistema público de saúde uma vacina contra o vírus da dengue. O imunizante Qdenga entrou para o Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023 e o estado de Mato Grosso do Sul foi o primeiro a oferecer as doses, por ser considerado área prioritária.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses estarão disponíveis em outros estados a partir de fevereiro, atendendo a públicos e regiões específicas.

O Ministério da Saúde registrou mais de 1 milhão casos de dengue até novembro de 2023, número 15,8% superior ao do mesmo período de 2022.

O último boletim da dengue, divulgado pela Secretaria de Saúde de Rio Preto, foi em dezembro do ano passado, com dados recolhidos até o dia 30 de novembro. O levantamento trouxe que a cidade registrou 30 casos positivos da doença e atingiu a marca e 8.848 registros desde o início do ano.

A região com mais casos foi a do Estoril, com 706, seguida do Santo Antônio, com 562, e do São Francisco, com 545. O menor número de registros positivos foi em Talhado, com 73, no Cidadania, com 83, e no Fraternidade, com 106 registros desde o início do ano.

O mesmo levantamento mostrou que foram contabilizados dois óbitos pela doença, no ano passado. Um foi registrado em maio e o outro, em junho.

O primeiro caso de dengue do tipo 3 em Rio Preto foi confirmado no dia 7 de dezembro. Segundo a pasta, a paciente é uma mulher, de 57 anos, moradora da região Norte e com comorbidades.

No requerimento de Marinho, o vereador ressalta o pedido é “devido à grande quantidade de pessoas que estão sendo infectadas pelo mosquito Aedes aegypti em nossa cidade” e destaca que “nossa cidade é muito quente e com pancadas de chuvas isoladas” o que “torna um clima propício para o crescimento de casos de dengue”.

O pedido será votado pelos vereadores na primeira sessão do ano, que será realizada no dia 23 de janeiro.

AS MAIS LIDAS