Redes Sociais

Política

Vereador quer canais de denúncias sobre bullying nas escolas de Rio Preto

Proposta é obrigar instituições públicas e privadas a seguirem a Lei Federal sancionada por Lula (PT)

Publicado há

em

Divulgação/TV Câmara

O vereador Jean Dornelas (MDB) quer ampliar a oferta de canais para denúncias de práticas relacionadas ao “bullying” em Rio Preto. O parlamentar protocolou na Câmara de Rio Preto um Projeto de Lei que obriga as instituições de ensino públicas e privadas, de nível básico, fundamental, médio, técnico e superior, a oferecerem canais de denúncias anônimas sobre a prática de “bullying”.

Pela proposta, além do canal disponibilizado pelas instituições de ensino, deverão os responsáveis a fixação de cartazes trazendo detalhes da Lei e indicação do canal de denúncias.

O cartaz deverá seguir medidas pré-estabelecidas, ser colocado em locais de grande circulação de alunos contendo informações com os dizeres: “Caso seja vítima de bullying denuncie”; o número da Lei e citação da Lei Federal, de 2024, sancionada recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que tornou crime a prática de “bullying” e “cyberbullying” em todo o país.

“O Bullying é visto como um conjunto de atitudes que podem ser de violência física e/ou psicológica, de cunho intencional e repetitivo, exercido por um agressor contra uma ou mais vítimas que não conseguem se defender. Ele não é apenas um problema relacionado ao âmbito escolar, sua extensão se tornou um problema de saúde pública, expandindo-se aos estudos de psicologia e a área médica”, detalha o vereador Dornelas ao defender o projeto.

A proposta ainda estipula multa de quase R$ 7,4 mil reais por cada estabelecimento de ensino que não cumprir as normas. “Com mais canais de denúncias podemos contribuir na prevenção e combate desse fenômeno, já que suas ações podem ou não gerar situações propícias a essa prática, visto que a maioria dos casos ocorrem até mesmo na presença do professor”, finaliza Dornelas.

AS MAIS LIDAS