Política
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 15 de março
Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional
De novo
O filho número três de Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), apelidado de ‘zero três’, estará de volta a Rio Preto no próximo dia 19. Ele vem para a comemoração do aniversário da cidade e deverá receber uma medalha em um evento do 17º Batalhão da Polícia Militar. O parlamentar deve dar uma esticadinha e ainda participar da Marcha para Jesus. No entanto, só a entrega da medalha consta na agenda oficial.
Segredos
Apesar do evento ser de responsabilidade da Polícia Militar, a comunicação da corporação até confirmou que o nome de Eduardo Bolsonaro está na lista dos homenageados, mas não confirmou a presença dele na solenidade. Segundo a tenente Amália, responsável pelo setor, o coronel Fábio Cândido, comandante do CPI-5, ainda ia ter uma reunião com o parlamentar para confirmar a presença. A proposta é que o filho do ex-presidente consiga catapultar o nome do comandante para a Prefeitura.
Alívio
A presença do Zero Três vai ser uma forma de compensar os eleitores de Bolsonaro. O ex-presidente está impedido de participar de eventos militares pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Como Fábio Cândido é bem próximo de Eduardo Bolsonaro, o membro da família é tido como “suficiente” para sanar os desejos dos eleitores. Ao menos por enquanto, deverá servir de estímulo para os direitistas da cidade.
Adiada
A entrega da homenagem ao agora ex-secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, foi adiada. A confirmação veio pelo autor da homenagem, o vereador Anderson Branco (PL). Segundo o parlamentar, a exoneração de Derrite da pasta e a consequente volta à Câmara dos Deputados fez com que os planos fossem adiados. Ainda sem data definida, Branco garante que, assim que Derrite voltar a ser secretário e “mesmo se não voltar”, a homenagem vai ser entregue. A previsão inicial é que seja em abril.
Consolo
Branco, no entanto, não está triste. Ele finalmente conseguiu colocar a imagem dele na galeria de ex-presidentes da Câmara. A oficialização da entrega da foto foi feita em plenário, durante a sessão da última terça-feira (12). Outro fato que deixa Branco feliz é a visita de Eduardo Bolsonaro. O vereador, que ainda faz parte do PL oficialmente, é um dos grandes defensores do ex-presidente na casa e, certamente, não vai perder a oportunidade de posar ao lado do deputado.
Massa
O comunicador que dispensa apresentações, Ratinho do SBT, esteve com prefeito Edinho Araújo (MDB), na última quarta-feira (13). O apresentador teve a oportunidade de conhecer a cidade, por meio de um vídeo institucional, e a Favela Marte 3D, antiga Favela da Vila Itália. A visita de Ratinho foi para conhecer projetos educacionais da iniciativa privada. A avaliação dele foi de que a “cidade é fantástica”. O que não faltou no gabinete foi tietagem. As selfies com Ratinho correram todas as redes sociais.
Demonstração de força
Arthur Grigolin, filiado do PT em Rio Preto, mostrou que tem força política junto ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ex-líder do movimento estudantil, Grigolin foi colocado pelo ministro como um articulador na definição dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a cidade. No vídeo divulgado, Padilha credita a Grigolin a conquista de verbas para a construção de uma UBS, um Caps, um centro esportivo e uma creche.
Caretas
Apesar de todas as conquistas e de receber todos os méritos do ministro, dentro do diretório rio-pretense a situação é outra. Arthur Grigolin é visto como um membro anti-Rillo e articulador do plano que levou o advogado Marcelo Henrique a assumir o diretório municipal do PV Rio Preto. O jovem também tentou, num passado não muito distante, cacifar o ex-presidente da OAB Rio Preto como um filiado do PT e pré-candidato a prefeito. A presidente do partido, Celi Regina, não deu moral e, ao que parece, continua tudo como antes.
Oficial
Surpreendendo um total de zero pessoas, o deputado estadual Itamar Borges (MDB) oficializou a pré-candidatura a prefeito de Rio Preto. Em nota oficial, o diretório do partido informou que também está finalizando a chapa para concorrer às vagas na Câmara, “aguardando as últimas definições”. Agora falta o homem do bigode definir o vice da chapa. Os rumores de que o cargo será do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, seguem firmes e fortes.
União Brasil
Geninho Zuliani, pré-candidato a prefeito da vizinha Olímpia, deverá participar de um encontro do União Brasil, em Rio Preto. A legenda presidida pelo vereador Francisco Júnior (União Brasil) irá realizar um debate sobre as estratégias para as eleições municipais de outubro. Entre os confirmados estão o deputado estadual pelo partido, Rafael Saraiva, e o deputado federal, Malheiros. Provavelmente a recém-filiada Lucineia dos Santos também estará presente. Ela já confirmou que vai disputar uma vaga na Câmara.
Rachado
A eleição de Marco Vinholi como presidente do PSDB paulista deu o que falar. Em um grupo de whatsapp, não faltou troca de farpas entre os filiados rio-pretenses. A treta se deu depois que o presidente municipal, Manoel Gonçalves, fez o anúncio e ressaltou: “queremos que todos esqueçam possíveis desentendimentos passados”. Porém, foi como jogar palavras ao vento. De um lado, o influencer Tozzadore perguntou de onde vinha a informação. Ao receber a informação de Coca, um dos dirigentes, disparou “que bom que não saiu do PSDB como queria Coca” (sic). Dias depois, Vinholi foi destituído.
Revoada
A instabilidade do diretório tucano e saída do ex-governador Rodrigo Garcia pegou muita gente de surpresa e pode mudar o cenário das eleições municipais em Rio Preto. Isso porque Manoel Gonçalves é próximo a Marco Vinholi e ficou bastante chateado com o rumo que o partido está tomando. Dizem que a mudança estadual abre espaço para Vaz de Lima conquistar o partido de cima para baixo e isso pode acabar com os planos do atual presidente de apoiar Itamar Borges a prefeito.
Concurseiro
As provas para o preenchimento de 34 vagas no concurso público da Câmara de Rio Preto serão realizadas no próximo dia 24. Um dos concorrentes será o ex-vereador Diego Mahfouz (MDB). O professor que está desempregado tenta voltar ao Legislativo como servidor, mas não deixou as conversas políticas de lado. Ele esteve com Manoel Gonçalves e conversou sobre a possibilidade de virar um tucano. Porém, pessoas próximas ao deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) afirmam que o professor deve ir para algum partido da base do ex-prefeito.
- Cidades2 dias
Jovem tenta disfarçar, mas acaba preso em flagrante por tráfico em Rio Preto
- Cidades2 dias
Operador é surpreendido por proprietária furtando caixa de restaurante
- Política1 dia
Justiça Eleitoral determina retirada de propaganda com pesquisas de Valdomiro
- Cidades2 dias
Operação da PM recupera 14 presos de ‘saidinha’ na região de Rio Preto