Redes Sociais

Política

Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 17 de maio

Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional

Publicado há

em

Fé do caminho

Em tempos de ainda pré-campanha, as igrejas têm virado ponto certo para os pré-candidatos. Até aqueles que negam estar em pré-campanha estão frequentando os templos e se fazendo serem vistos como adoradores de Deus. Na última semana, o ainda comandante do CPI-5, Fábio Cândido, marcou presença no reduto do vereador Odélio Chaves (Podemos) e causou um certo desconforto ao parlamentar que está em um partido ligado ao MDB.

Poliepóxido

Fábio Cândido esteve na Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Tangará acompanhado do deputado federal Jefferson Campos (PL) e do deputado estadual Carlos Cézar (PL). O militar da ativa não cansa de dizer que é o pré-candidato de Jair Bolsonaro (PL) à Prefeitura de Rio Preto, mas também nega estar em pré-campanha enquanto ainda usa a farda. Após o evento, o comandante posou para fotos e tudo foi parar nas redes sociais.

Apegação

Em uma destas imagens, Fábio Cândido aparece ao lado de Odélio. Nada de mais se não fosse o fato de o vereador ser filiado ao Podemos, partido que declarou apoio ao deputado estadual e pré-candidato a prefeito Itamar Borges (MDB). Pessoas próximas ao homem de bigode não gostaram muito das exibições públicas de proximidade. “Faz parte do jogo ficar visitando igrejas, mas também demonstra bom-senso não ficar se expondo”, disse um emedebista.

À benção

Depois de Itamar Borges, quem vai ter uma conversinha com o bispo dom Antonio Emídio Vilar será o pré-candidato pelo PT, Marco Rillo. O encontro foi marcado para a próxima terça-feira (21). O religioso impôs uma série de condições para receber os políticos, entre elas, proibiu fotos nos encontros. O bispo chegou na região ainda na pandemia e encontrou padres usando as missas para lacrações políticas, mas logo deu um jeito nisso e adotou uma postura bastante rígida em relação ao uso político da Igreja Católica. Seria interessante se todos os líderes religiosos fizessem o mesmo.

Peregrinos

O pré-candidato pelo PSB, Valdomiro Lopes, também tem peregrinado por igrejas nas últimas semanas. O deputado estadual passou, na última semana, pela Assembleia de Deus no Parque da Cidadania e participou de um encontro de jovens. No dia seguinte, o ex-prefeito marcou presença na missa da igreja católica do Eldorado. Se todos os pré-candidatos continuarem neste ritmo de visitas às igrejas, até o dia da eleição o potinho de pecados vai estar vazio. Talvez pronto para ser enchido de novo.

Antes tarde

Os comunistas do PCdoB saíram de cima do muro e declararam apoio ao Marco Rillo, na disputa pela Prefeitura de Rio Preto. Os membros da legenda que participa da federação que ainda envolve o PT e o PV demoraram um pouco, mas oficializaram a posição. Do grupo, agora resta o PV. Marcelo Henrique, presidente da legenda, ainda se mantém como pré-candidato e se mostra como uma alternativa aos esquerdistas. O pé segue firme numa disputa interna que tem tudo para virar uma grande dor de cabeça para ambos os lados e até para Justiça Eleitoral.

Pelotão renovado

Itamar Borges recebeu o apoio do Solidariedade na última semana. O partido formado por dissidentes da esquerda formalizou a junção ao grupo do pré-candidato pelo MDB em uma reunião na Cia Apocalíptica. Presidente do Solidariedade em Rio Preto, Lawrence Garcia já foi candidato a vice-prefeito pelo PV. Na época, Carlos Arnaldo era o candidato pelo PDT e hoje está no Rede. O então colega de chapa segue ao lado de João Paulo Rillo (PSOL), já que estão unidos por uma federação e tem mostrado uma postura de oposição ferrenha ao MDB.

Ânimos alterados

As redes sociais se tornaram palco de diversas disputas pré-campanha e, em meio ao avanço das tecnologias, não poderia ser diferente. O exército de defensores destes ou daqueles está à solta e com os dedos ligeiros na hora de teclar. Os grupos de política têm se proliferado na velocidade da luz e reunido representantes de todas as alas. Diante deste cenário, quase todo dia aparece uma novidade. Uns passam perrengues, outros, dor de cabeça. Porém, uma parcela destes membros apenas se diverte. Tem dias que vale até uma pipoca para assistir.

Barracos

Um destes barracos virtuais mais recentes foi protagonizado pelo assessor do deputado Valdomiro Lopes, Silvio Lisboa, e pela presidente do Novo em Rio Preto, Sandra Reis. A treta toda começou depois que alguém colocou uma publicação antiga sobre uma premiação ao então prefeito Valdomiro. Sandra entrou na onda de bolsonarista de rede social e partiu para o ataque dizendo que político não deveria ser premiado por cumprir com a obrigação. Até aqui, nenhuma mentira, mas o clima pegou fogo quando Sílvio a acusou de calúnia e pediu provas de algumas falas da presidente do Novo. Teve até ameaça de processo rolando.

Reverberou

O quase quebra-pau na sessão da semana passada rendeu risadas por um bom tempo. Na assinatura de serviço da Clínica Pet, na Vila Itália, na sexta-feira (10), o prefeito Edinho Araújo (MDB) chamou Jean Charles (MDB) de “mediador de debates” ao relembrar que o vereador foi quem segurou Jorge Menezes (PSD) para não partir para a porrada em Fabiano de Jesus, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal (Atem). A situação virou piada ao ponto de perguntarem ao Jorge Menezes, por mais de uma vez, se ele estava calmo. O vereador estava sorridente e entrou no clima leve do momento.

O empréstimo e a água

Edinho evitou falar sobre o empréstimo para buscar água no Rio Grande. Questionado sobre os motivos de não esperar a verba do PAC, conforme anunciado pelo superintendente do Semae, Nicanor Batista Júnior, o prefeito apenas falou sobre a necessidade da obra e repetiu um bordão adotado há um tempo: “a água é o petróleo do futuro”. Jair Moretti, secretário de Governo, a princípio, disse que não sabia o porquê de não esperar a verba do PAC, mas logo justificou que o dinheiro do empréstimo vai sair mais rápido que o do Governo Federal.

É base

O PSD continua em cima do muro e ainda não definiu se vai apoiar Itamar Borges ou Valdomiro Lopes. Enquanto isso, a base do partido na cidade, que são os vereadores Jorge Menezes e cabo Júlio Donizete, segue no palanque do beijoqueiro. Itamar inclusive tem adotado uma estratégia de agradar o militar vereador e o arrastado para diversos eventos. Jorge também tem recebido vários afagos do mesmo tipo. Se a cúpula do partido resolver declarar apoio ao ex-prefeito, é pouco provável que mude alguma coisa no atual cenário e fique tudo apenas no papel.

Ainda rumores

Recentemente surgiu um novo rumor de que Valdomiro Lopes deve desistir de disputar a Prefeitura de Rio Preto. Nesta última conversa de bastidor, o ex-prefeito teria sentido o baque de ter uma liminar negada pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmén Lúcia. O pedido do PSB foi visto por especialistas como uma tentativa de tumultuar o processo, atropelando a ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao tentar burlar uma decisão que ainda não foi dada. Dizem que o deputado deve colocar na balança a inviabilidade de sair candidato com o apoio de apenas duas legendas.

AS MAIS LIDAS