Política
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 3 de maio
Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional
Jesus
Depois de falar que “só Jesus” o impediria de concorrer a prefeito de Rio Preto, o deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a rejeição dos recursos na ação de improbidade administrativa no caso dos cargos comissionados considerados ilegais, pelo Tribunal de Justiça (TJ). A ação remonta de uma proposta aprovada pela Câmara, em 2011, que, junto com outras ações, ficou conhecido como o “pacotão das maldades”. Carmén Lúcia não tem Jesus no nome.03
Em cima do muro
Aliados do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, dizem que o PSD pode definir apoio em breve. O partido ainda segue em cima do muro, apesar dos vereadores estarem declarando constantemente que compõem a base do governo Edinho Araújo (MDB). Claro que isso não significa que eles irão manter o apoio. Foram eleitos como base e estão cumprindo a palavra até o fim do mandato. Depois, virão outros acordos. Por enquanto, sempre se ouve “aqui é base”, no plenário.
Na disputa
Ainda não está completamente descartada a participação do PSD nas eleições com uma candidatura própria. Ganham destaque na cidade os nomes do médico ginecologista José Luís Crivellin e do empresário Júlio César Antônio. No entanto, dizem que Eleuses trabalha para conseguir um cargo de vice. O secretário ainda avalia declarar apoio a Valdomiro ou a Itamar Borges (MDB). O deputado beijoqueiro passou três dias em São Paulo negociando, mas ainda não tem respostas.
De fora
Fábio Cândido não está na lista de Eleuses. O comandante do CPI-5 tem seguido uma estratégia própria e também segue buscando apoio fora de Rio Preto. Como militar da ativa, ele ainda não é filiado e tem até junho para decidir uma legenda. Diante da possibilidade de ficar sem o PL, ele correu para as cabeças e recebeu de Valdemar Costa Neto a garantia de que vai ser candidato pelo partido.
Mais apoio
Nas redes sociais, Fábio Cândido tem se mostrado ativo. Nesta semana, ele postou um vídeo ao lado do deputado estadual pelo PL, Major Mecca. Mais uma vez, um membro do partido aparece declarando apoio e de uma forma um tanto inusitada. “Fabinho tem meu apoio”, disse o parlamentar. Sair de Rio Preto para tentar algo de cima para baixo tem feito surgir uma pulga atrás da orelha de muita gente. Há quem diga que Fábio Cândido tem evitado até falar em Fábio Marcondes por aí.
Fogo amigo
O secretário de Esportes tem preparado o terreno para voltar à Câmara. Tudo está sendo muito bem observado por aqueles mais atentos aos pequenos movimentos de última hora. Marcondes esteve em conversa com o prefeito Edinho Araújo (MDB) e prometeu que não vai atrasar a votação do projeto que permite o empréstimo para viabilizar o projeto de buscar água no Rio Grande. Em uma análise mais profunda, Marcondes estaria tentando se manter nos dois times, o que é bem perigoso para os planos de Fábio Cândido.
“Pé de sê”
No evento de entrega das obras de reforma e revitalização da Praça dos Esportes e da Cultura, do Distrito de Engenheiro Schmitt, na última sexta-feira (26), Fábio Marcondes foi abordado pelo influenciador Rafael Macedo, conhecido como Profetinha. Em uma abordagem direta, o apresentador do Disforme Podcast questionou sobre o destino do PL, se Fábio Cândido decidisse ir para o Novo. Marcondes, que estava todo sorridente, esconde os dentes na hora e pensa rápido. Sem responder de forma direta, o secretário apenas questiona: “Você conhece pé de sê?” e sai andando.
Nas igrejas
Na corrida por apoio, Fábio Cândido tem ido fazer palestras até em igrejas. Na última semana, ele esteve na Igreja Universal do Reino de Deus para falar das perspectivas sobre a segurança pública. Foram lançados convites exclusivos e pessoais, mas somente 25 pessoas compareceram. 26, contando com o comandante. A falta de adesão pode ter sido pela grande influência do Republicanos na igreja evangélica, mas também pode ter sido pela falta de adesão à minimalista pré-campanha do militar.
Oficialização
Marco Rillo (PT) é oficialmente pré-candidato a prefeito de Rio Preto. Agora falta definir o vice. Tudo o que se sabe, dito pelo próprio ex-vereador, é que será uma mulher e que depende de desincompatibilização, “mas tá difícil”. Rillo disse que tem duas possibilidades e que as duas são do PSOL. Não é novidade que Regina Chueire é a primeira da lista. Em segundo lugar, estaria Luciana Fontes, para repetir a dobradinha da última campanha. Ao que parece, a ex-vereadora não estaria tão empenhada assim em se afastar das atividades para concorrer na eleição.
Evento com torta… de climão
O PV, cujo presidente é o advogado Marcelo Henrique, não compareceu ao evento do PT e do PSOL. A atitude do ex-presidente da OAB Rio Preto demonstra que realmente há um impasse dentro da federação que envolve o PT, PV e PCdoB. Para dar corpo à treta, ainda que velada, Carlos Alexandre do PCdoB foi ao evento, mas disse que não estava como representante do partido. Por outro lado, a federação do PSOL e Rede estava devidamente representada por João Paulo Rillo (PSOL) e Carlos Arnaldo (Rede).
Treta de família
O vereador Renato Pupo (Avante) recorreu às redes sociais para explicar, sem dizer, uma treta de família. Isso porque um vídeo da pré-candidata a vereadora pelo PL, Danila Azevedo, ganhou notoriedade por ela dizer que recebeu o apoio do “irmão do vereador Renato Pupo”. Danila se referia a Maurício Pupo de Paula, médico. Em pronunciamento, o delegado disse que o irmão nem usa o nome da família e evitou falar qual é o problema de família. Uma situação perfeitamente compressível já que ninguém escolhe parente.
Últimos movimentos
O Cidadania deu um dos últimos passos pré-eleição na última semana. O partido reuniu a federação, composta também pelo PSDB, e alguns outros políticos no Sindicato Rural de Rio Preto para receber o deputado estadual Arnaldo Jardim (Cidadania) e o tesoureiro da federação, Marco Vinholi. O evento discreto serviu para celebrar a união das legendas e anunciar novos filiados. A mudança de partido dentro da mesma federação não caracteriza infidelidade partidária.
Amores
O mesmo evento teve a oficialização de Sérgio Expressão na presidência do Cidadania de Rio Preto e contou com participação de Edinho, Itamar e Beto Perosa. O secretário do Ministério da Agricultura ainda é tido como o melhor vice, mas Expressão não é descartado para o cargo e é considerado o plano B do homem de bigode. Perosa, aliás, foi quem organizou tudo. Manoel Gonçalves, presidente do PSDB, aproveitou para anunciar que já tem as oito mulheres pré-candidatas. “Agora só falta o restante”, ressaltou o tucano.
- Política2 dias
Equipe de transição relata dificuldades de diálogo com Secretaria da Educação
- Cidades1 dia
Ruas e avenidas de Rio Preto serão interditadas essa semana
- Cidades1 dia
Em silêncio, residência é furtada em Rio Preto e vítimas ficam no prejuízo
- Política2 dias
Vereador quer cobrador em transporte público