Política
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 28 de junho
Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional
Retratação
Na semana passada, a coluna Giro Político publicou que o vereador e pré-candidato declarado a vice-prefeito Fábio Marcondes (PL) foi para Brasília (DF) tratar de assuntos relacionados às eleições de outubro com os dirigentes de seu partido e que a viagem foi custeada com recursos da Câmara. Marcondes reagiu rápido e disse que foi para a capital federal de jatinho particular, sem especificar o proprietário. Na sequência, exigiu uma retratação desta jornalista.
Custeio
Fato é que não há qualquer interpelação, judicial ou extrajudicial, que obrigue uma correção da informação anteriormente publicada. Por outro lado, em nome do bom jornalismo e da fidelidade das informações divulgadas, realizamos nova consulta ao site da Câmara, e foi possível apurar que a estrutura financeira foi realmente utilizada. Marcondes solicitou custeio de despesas do café da manhã, almoço e jantar, para o dia 19, e café da manhã e almoço do dia 20. No ofício, o vereador até indicou um servidor efetivo para ficar com o adiantamento do valor e posterior realização da devida prestação de contas.
Apostas
Uma pessoa próxima a Marcondes afirmou que não há como negar o uso de dinheiro público e, consequentemente, uso da estrutura pública para a realização desta viagem. Portanto, esta jornalista não errou. Esta mesma pessoa ainda aproveitou para alongar a conversa e, se negando a ser interrogada, fez vários comentários sobre o meio político ao qual está inserida. É uma daquelas que acredita, e é capaz de apostar, que o PL não deverá lançar chapa para a próxima disputa eleitoral. O jeito é esperar mais um pouco.
Terra de ninguém
A legislação eleitoral é bastante rígida em relação a esclarecer o que é pré-campanha e campanha eleitoral. Entre os requisitos de separação, está a expressa proibição de pedir votos e divulgar o número a ser usado na urna. No entanto, só os mais atentos percebem quando algo passa dos limites. Recentemente, um pré-candidato a vice-prefeito divulgou um número nos stories do Instagram e marcou um pré-candidato a vereador. Parece que até mesmo os veteranos não entenderam muito bem as regras do jogo. Ou podem apenas estar querendo desculpas para jogar a toalha branca.
Agora vem
Em mais uma tentativa de arrastar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para Rio Preto, e ainda colar a imagem para conquistar o eleitorado, Fábio Cândido decolou para Brasília. Desta vez, o objetivo é trazer o suprassumo da direita para o Rio Preto Rodeo Country Bulls e, de quebra, conseguir entregar a homenagem de Marcondes em uma sessão solene a ser realizada na Câmara. Talvez, e só talvez, pode ser que dê tudo certo agora. Os diversos anúncios de que ele viria foram todos frustrados até agora.
Cadê?
Acompanhado de Marcondes, Fábio Cândido divulgou um vídeo nas redes sociais. Nas imagens, Bolsonaro fala de uma forma genérica afirmando que “todos sabem como está diferente os dias de hoje com os de poucos anos atrás. Nós queremos reestabelecer esse caminho da prosperidade, da ordem e do progresso em nosso Brasil e para isso passamos por 20 e 24. Boa sorte a todos vocês e Deus abençoe os nossos irmãos aí de todo o Brasil”. Claramente não foi desta vez que o tão sonhado apoio declarado veio.
Bipolar
Sem novidades, a última sessão da Câmara, na terça-feira (25), foi marcada por mais um daqueles bate-boca que estamos acostumados em ano eleitoral. De um lado, estava Bruno Moura (PRD), e de outro, Marcondes. O contexto era uma clínica de recuperação no Jardim Seixas. Moura se mostrou bipolar novamente e, depois de um discurso antiviolência, com direito até a pedido de desculpas a João Paulo Rillo (PSOL), ele disse que tinha que “dar porrada” em morador de rua.
Chilique
No meio da bagunça, logo o assunto passou a ser eleições. Marcondes afirmou que vai trazer Bolsonaro e vai “pintar Rio Preto de verde e amarelo”. Na sequência, o pré-candidato a vice-prefeito disparou “porque o teu candidato pintou de vermelho e deu nisso aí”, se referindo ao local escolhido para a referida clínica. No ataque, Marcondes ainda deixou escapar que o pré-candidato a prefeito Itamar Borges (MDB) “está desesperado atrás do PL” e completou dizendo que “o dinheiro dele não compra a minha dignidade”.
Fique em casa
Uma situação estranha, que remete aos tempos mais rígidos de combate a pandemia, tem voltado à tona recentemente. Cada dia se torna mais óbvio que pré-candidato não pode sair de casa. Sempre que alguém filiado a um partido político aparece em um evento, vira alvo de críticas, muitas vezes, exageradas. Ao usar a tribuna para falar sobre eventos realizados na cidade, Celso Peixão (MDB) causou uma torta de climão no plenário. Não faltaram questionamentos como “o Itamar estava lá?” ou mesmo “quem mais foi?”
Deputado estadual
Danilo Campetti (Republicanos) finalmente está acomodado como deputado estadual. Foi muita costura de lá para cá e daqui para lá, mas agora tudo se ajeitou. Ao menos por enquanto, até o final do ano, o agente da Polícia Federal (PF) permanece na cadeira da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O mérito da conquista vai para Itamar Borges. Dizem que o homem de bigode articulou forte para a ascensão de Campetti. Assim, garantiu o carisma de parte da ala bolsonarista de Rio Preto.
Esportes
Campetti é o segundo suplente e, por mera formalidade, Helena Reis (Republicanos), que é a primeira suplente, precisou tomar posse antes para depois declinar da cadeira. O evento foi na terça-feira (25) e a militar da reserva desfilou um look elegante, composto por sapatos ‘made in Rio Preto’, famosíssimo entre os bolsonaristas. Porém, como isso aqui não é coluna social, o que interessa é o discurso da rio-pretense. “Amo o Esporte e continuarei trabalhando para fortalecer as modalidades esportivas e os atletas. Contem com meu compromisso e lealdade onde quer que eu esteja”, afirmou.
Segura
O Projeto de Lei que pede autorização do Legislativo para que o Semae contraia empréstimo de mais de R$ 660 milhões para a captação de água no Rio Grande segue estacionado na Câmara. A expectativa era de que a votação ocorresse na sessão da terça-feira (25), mas agora segue sem previsão de análise pelo plenário. A freada na tramitação teria partido do presidente Paulo Pauléra (Progressistas), que achou por bem não votar o texto sem consenso entre os vereadores. Ainda não tem definição de data para a votação.
Vazando
Diante dos rumores de que o PSDB estaria enfrentando dificuldades para montar uma chapa completa de vereadores para as eleições vieram à tona, medidas drásticas foram tomadas pelo presidente do partido, Manoel Gonçalves. O pano de fundo do burburinho, lógico, é a revolta interna tucanística enfrentada nos últimos tempos. Para evitar situações constrangedoras, dois membros do partido foram recentemente expulsos de um grupo de WhatsApp. Um deles seria ligado ao ex-deputado, e agora filiado do Novo, Vaz de Lima.
Hermanos
A presidente do Novo, Sandra Reis, foi para a Argentina. O destino foi a cidade de Corrientes e os acompanhantes foram os membros da juventude do partido. O objetivo foi participar de um evento oficial do partido do presidente, Javier Milei, La Libertad Avanza, com o propósito de realizar “articulações conjuntas pela liberdade”. Sandra levou brasileiros e até apareceu na página oficial do partido argentino segurando a bandeira do Brasil. O evento contou com transmissão online e participação remota.
- Cidades2 dias
Jovem troca tiros com a polícia e acaba morto em Rio Preto
- Economia2 dias
Empresa de Rio Preto figura entre as 500 maiores do país
- Economia2 dias
CPFL abre vagas de emprego nas regiões de Rio Preto e Araçatuba
- Cidades2 dias
Em RP, homem agride companheira e a deixa trancada por toda a noite