Redes Sociais

Política

Danilo Campetti é empossado deputado estadual

Manobra para ascensão do agente federal para a cadeira na Alesp envolveu nomeação de titular para secretaria da capital paulista

Publicado há

em

Reprodução

O agente da Polícia Federal (PF) Danilo Campetti (Republicanos) foi empossado como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), nesta quinta-feira (27), na capital paulista. O rio-pretense assume a cadeira de Rui Alves (Republicanos) que assumiu a pasta de Turismo da Prefeitura de São Paulo.

A articulação para que Campetti chegasse à Alesp foi do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e teve início no começo do ano. Na semana passada, Alves confirmou que deixaria a cadeira depois de aceitar o convite do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), para chefiar a secretaria de Turismo da capital paulista.

Durante o discurso de posse, Campetti fez agradecimentos e cumprimentou os presentes, inclusive o presidente do Republicanos de Rio Preto, Diego Polachini. “Hoje certamente é um dos dias mais importantes da minha vida. Nestes últimos meses fortaleci ainda mais a minha fé para transpor muitos obstáculos que passei a enfrentar”, afirmou.

O deputado ainda lançou agradecimentos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o “inspirou e inspira a todo tempo” citando que o político “lutou para preservar a vida e os valores e a democracia”, além do governador Tarcísio.

Campetti ainda apresentou números da economia paulista e agradeceu aos 53.393 votos que recebeu no estado. Para encerrar, o deputado afirmou que espera representar a direita na Alesp, sob os preceitos de “Deus, pátria, família e liberdade”. “Vim para servir meu país, meu estado e principalmente o povo brasileiro que habita este estado”, completou.

No começo do ano passado, o governador nomeou Campetti para o cargo de assessor técnico de gabinete na Secretaria de Segurança Pública. O agente foi retirado do posto pelo Ministério da Justiça, em junho, sob o argumento de que o efetivo da Polícia Federal estava baixo.

O PF também teve a chance de ocupar o cargo de Tomé Abduch (Republicanos), quando o parlamentar foi convidado a ocupar a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento. A recusa frustrou Tarcísio e Campetti.

O policial federal foi assessor do governador e atuou no episódio de um tiroteio em Paraisópolis que levou a interrupção da agenda do então candidato ao governo de São Paulo. Campetti foi alvo de processo da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo, que pediu que Tarcísio fosse multado sob acusação de que o agente atuou em sua campanha eleitoral, o que é proibido. O caso foi arquivado no ano passado.

AS MAIS LIDAS