Política
Presidente do Conselho de Cultura denuncia vereador no Conselho de Ética
Lawrence Garcia diz que João Paulo Rillo (PSOL) o atacou moralmente, caluniou e proferiu ilações
O presidente do Conselho Municipal de Cultura de Rio Preto, Lawrence Garcia, denunciou o vereador João Paulo Rillo (PSOL) ao Conselho de Ética da Câmara. A acusação é de que o parlamentar teria usado a tribuna, durante a sessão do último dia 27, para proferir calúnias, ataques morais e ilações.
De acordo com Lawrence, o caso ocorreu durante a sessão extraordinária de votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 (LDO) e a denúncia foi entregue na casa no último dia 3, mas só agora foi publicada. “O referido vereador utilizou de quatro minutos de seu tempo na tribuna para caluniar, atacar moralmente e proferir ilações contra a minha pessoa na tentativa vã de destruir uma reputação construída a duras penas e diversas lutas juntamente com as comunidades da arte e da cultura da cidade São José do Rio Preto e de todo o estado de São Paulo”, diz o documento.
Lawrence ressalta que Rillo não usou nomes, mas se referiu a ele por meio da função que ocupa no Conselho, ou seja, de presidente. “Sendo assim venho através deste solicitar abertura de representação contra o referido vereador pela tentativa de desmoralização, pelo proferimento de alegações infundadas, além de calúnia, difamação e injúria contra a minha honra, um munícipe que sempre batalhou pela melhoria de seu segmento e de melhores condições de trabalho para seus pares”, acrescenta.
Consta na denúncia que o vereador teria dito que Lawrence rompeu com o segmento, gravou um vídeo com informações falsas, que não tem caráter e é desleal, além de dizer que a comunidade da Cultura foi traída pelo representante e que o presidente do Conselho fez aliciamento e cooptação de candidatos para o partido político. Por fim, o documento ainda diz que Rillo deixou implícito uma acusação de que o processo envolveria recursos públicos e o chamou de “falastrão e um mentiroso”.
“Fiz a denúncia porque é o correto a se fazer. Procuro respaldo, pois o vereador não pode se sentir no direito de ofender um cidadão”, afirmou Lawrence Garcia.
Além de presidente do Conselho de Cultura, Lawrence Garcia é presidente municipal do partido Solidariedade, que recentemente declarou apoio ao pré-candidato a prefeito de Rio Preto pelo MDB, o deputado estadual Itamar Borges. Rillo apoia o pré-candidato a prefeito pelo PT, o ex-vereador Marco Rillo.
Procurado, o presidente do Conselho de Ética da Câmara, vereador Anderson Branco (Novo), declarou que recebeu a denúncia, mas que ainda não tomou conhecimento do conteúdo. “No momento certo e na hora certa, vou verificar e ficar a par do conteúdo da denúncia para decidir qual atitude tomar”, afirmou.
O vereador Rillo ainda não se posicionou.
- Economia2 dias
Empresa de Rio Preto figura entre as 500 maiores do país
- Economia2 dias
CPFL abre vagas de emprego nas regiões de Rio Preto e Araçatuba
- Cidades2 dias
Homem é esfaqueado durante briga em frente a bar em Rio Preto
- Política2 dias
Equipe de transição relata dificuldades de diálogo com Secretaria da Educação