Política
Medida provisória visa mais recursos para o enfrentamento de queimadas
Número de incêndios cresceu 92% neste ano, comparado com o mesmo período do ano passado
Diante do aumento alarmante de focos de incêndio no Estado de São Paulo, o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP) apresentou a Indicação nº 1180/24, sugerindo ao Presidente da República a publicação de uma Medida Provisória que conceda crédito extraordinário para o combate aos incêndios. Essa iniciativa é urgente, considerando as condições críticas de baixa umidade do ar e altas temperaturas que têm potencializado o risco de queimadas na região.
Em Rio Preto, o número de focos de incêndio em áreas de vegetação cresceu 92% nos primeiros oito meses deste ano em comparação com os 12 meses de 2023. No ano passado, foram registradas 845 ocorrências desse tipo na cidade; já em 2024, o número saltou para 1.623 até agosto. A situação é preocupante também na região, onde houve um aumento de 62% nas ocorrências de incêndios em vegetação, com 4.993 registros somente nos primeiros oito meses de 2024, em comparação com 3.076 durante todo o ano de 2023.
Esses números refletem atendimentos realizados em municípios importantes da região, como Jales, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Fernandópolis, Catanduva, José Bonifácio, Novo Horizonte, Tanabi e Mirassol (SP). A combinação de fatores como a baixa umidade do ar e as altas temperaturas favorece a propagação do fogo, tornando o combate às queimadas uma prioridade urgente.
A proposta de Motta tem como objetivo garantir que o governo federal possa agir de maneira rápida e eficaz no combate às queimadas em Rio Preto e nas cidades vizinhas, protegendo não apenas a fauna e flora locais, mas também a saúde e a segurança das pessoas que vivem na região. A expectativa é que a Medida Provisória seja aprovada rapidamente para que os recursos necessários possam ser disponibilizados e utilizados no enfrentamento a essas emergências ambientais.
- Cidades2 dias
Rio-pretenses são atingidos por tiros disparados por motociclistas
- Política1 dia
Coronel Fábio sai na frente na abertura das urnas em Rio Preto
- Cidades2 dias
Homem ameaça ex de morte e leva golpe com pedaço de madeira
- Política1 dia
Prefeito Edinho se manifesta sobre resultado das eleições em Rio Preto