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Prefeituráveis recebem quase R$ 7,5 milhões para gastar em campanha

Cerca de 60% deste valor está declarado como gasto

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Divulgação/TSE

Os candidatos a prefeito de Rio Preto receberam R$ 7.449.245,29 de doações desde o início da campanha eleitoral para as Eleições 2024, conforme declarado na plataforma DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizado nesta segunda-feira (23). Os gastos na campanha nestes 38 dias de trabalho já somam cerca de 60% das doações.

De acordo com o TSE, o candidato que mais recebeu doações foi o coronel Fábio Candido (PL), somando R$ 3.072.265,29. A maior doação veio do diretório nacional do partido, R$ 3 milhões, seguido do diretório municipal, R$ 40 mil e três empresários, além do próprio cabeça de chapa.

Até o momento, foram gastos 63,18%, ou seja, R$ 1.941.193,12, garantindo o segundo lugar entre os que mais gastaram na campanha. As despesas incluem produção de conteúdo para rádio e TV e impulsionamento de publicações nas redes sociais, com valores entre R$ 43,50 e R$ 600 mil.

Itamar Borges (MDB) está em segundo lugar no ranking de doações. Foram R$ 2.785.000,00 recebidos do diretório nacional e estadual do MDB, além de doação do próprio candidato.

O emedebista é o campeão de gastos nestes 38 dias de campanha. Com gastos que chegam a 72,21% do recebido, Itamar tem declarações entre R$ 634,82 e 400 mil, concentradas em produção de conteúdo e impulsionamento de publicações nas redes sociais.

Em terceiro lugar na classificação de candidatos que mais receberam doações de campanha está Valdomiro Lopes (PSB). Foram R$ 937.500,00 doados pelo diretório estadual do PSB, empresários apoiadores e da candidata a vice-prefeita, Professora Rosicler Quartieri.

O ex-prefeito declarou gastos de 20,62% do total arrecadado, configurando na quarta posição em relação ao total pago. São pagamentos entre R$ 101,90 e R$ 44 mil concentrados em produção de conteúdo de campanha e impulsionamento de publicações nas redes sociais.

Marco Rillo (PT) é o quarto candidato a receber mais recursos. São R$ 602.780,00 creditados na conta de campanha a partir de doações do diretório nacional do PT e de apoiadores.

Todos os gastos em busca de votos, que variam entre R$ 150,60 e R$ 175 mil, estão concentrados em material publicitário para rádio e TV e impulsionamento de conteúdo nas redes sociais. São 63,59% do total arrecadado já repassados aos prestadores de serviços, garantindo o terceiro lugar entre os que mais gastaram.

Por fim, está Marcelo Zola (DC) que, mesmo sem receber parcela do fundo eleitoral, arrecadou R$ 51.700,00 de apoiadores de campanha. Um dos repasses foi feito pelo próprio candidato.

O democrata cristão já gastou 90,32% do valor arrecadado, com contas que variam entre R$ 2 mil e R$ 16,5 mil. Os gastos são justificados, na maioria, como produção de conteúdo e impulsionamento nas redes sociais.

Bruno Menendez (PCO) não registrou doações e gastos de campanha.

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