Política
Cidade da região não terá vice-prefeito após morte do candidato eleito
Dr. João Ribeiro (PSDB), de 72 anos, fazia tratamento contra o câncer de próstata há sete meses

A cidade de Severínia, na região metropolitana de Rio Preto, não terá vice-prefeito em 2025. O candidato eleito ao cargo morreu na última sexta-feira (25), após lutar contra um câncer de próstata.
Dr. João Ribeiro (PSDB), de 72 anos, compunha chapa com Guilherme Secchieri (União Brasil). Juntos, tiveram 5.266 votos, o equivalente a 56,55% de total de votos válidos no primeiro turno da eleição em 6 de outubro.
Em nota, a Prefeitura de Severínia lamentou a morte do médico, que já foi prefeito da cidade. “Com profundo pesar, recebemos a notícia do falecimento do Dr. João Batista Ribeiro, ex-prefeito de Severínia e um dos maiores nomes de nossa cidade. Sua trajetória política e social foi marcada por uma incansável dedicação ao bem-estar dos cidadãos severinenses. Dr. João, que também seria o vice-prefeito na próxima gestão ao lado de Guilherme Secchieri, deixa um legado de trabalho, compromisso e respeito por nossa cidade. Seu amor por Severínia foi demonstrado em cada ação, e sua ausência será sentida por todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e contar com seu apoio. Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família, amigos e toda a população de Severínia, compartilhando o sentimento de tristeza por essa irreparável perda. Que sua memória permaneça viva em nossos corações e que o exemplo de sua vida inspire futuras gerações”, diz o comunicado oficial.
O PSDB também emitiu uma nota lamentando a morte do vice-prefeito eleito. “É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do vice-prefeito eleito do PSDB de Severínia, Dr. João Ribeiro. Nesse momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e toda a comunidade”, pontuou a nota.
De acordo com a legislação eleitoral, não é possível substituir o cargo de vice escolhido pelo voto direto. Assim, no novo mandato, caso o prefeito precise se ausentar, a função será assumida pelo presidente da Câmara.
Eleições na cidade
Quatro dias após a eleição na cidade, a prefeita Gláucia Scatolin (PSD) apresentou uma carta de renúncia, alegando motivos pessoais. Ela tentou a reeleição, mas acabou sendo derrotada pelo atual vice-prefeito Guilherme Secchieri.
Na sequência, o vice também apresentou renúncia e o presidente da Câmara, Ederson José da Costa (PSDB), conhecido como Éder da Farmácia, assumiu como prefeito.
- Cidades1 dia
Rio-pretense luta com bandido, se fere, evita roubo, mas fica no prejuízo
- Cidades2 dias
Justiça solta PM que invadiu casa e espancou mulher na região
- Cidades1 dia
Casa pega fogo em Rio Preto e incêndio pode ter sido criminoso
- Cidades1 dia
Plantão policial registra confusão com briga e pedradas em Rio Preto