Redes Sociais

Política

Última semana: nova pesquisa traz números da disputa pela Prefeitura de Rio Preto

Pesquisa para o primeiro turno foi realizada pelo Instituto Pesquisa Viva Voz, de Belo Horizonte (MG), e está devidamente registrada no TSE

Publicado há

em

Divulgação

O jornal Gazeta de Rio Preto publica, nesta terça-feira (1º), uma pesquisa de intenção de votos para prefeito de Rio Preto. O levantamento foi feito pelo Instituto Pesquisa Viva Voz, de Belo Horizonte (MG), e está devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-05633/2024.

De acordo com o Instituto, foram realizadas 800 entrevistas domiciliares entre os dias 26 e 29 de setembro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança é de 95%.

No cenário espontâneo, que é quando o entrevistador pergunta ao eleitor em quem ele vai votar, a quantidade de indecisos é mais alta que a do candidato em primeiro lugar. Enquanto 29,2% declararam que não sabem em quem vai votar, Itamar (MDB) aparece com 25,1% das intenções de votos.

Em segundo lugar está o candidato Valdomiro Lopes (PSB), com 21,2% dos entrevistados declarando voto e, em terceiro, coronel Fábio Candido (PL), com 12,6%. Votos brancos e nulos chegam a 7,1%, enquanto Marco Rillo (PT) está com 4,4% e Bruno Menendez (PCO) e Marcelo Zola (DC), com 0,2% cada um.

No cenário estimulado, entre os candidatos, Itamar aparece com 36,6% das intenções de votos, seguido de Valdomiro Lopes, com 25,4%. Coronel Fábio Candido está em terceiro lugar, com 15,2% e Marco Rillo, com 7,6%. Bruno Menedez e Marcelo Zola estão com 0,4% cada um.

Eleitores que declararam voto em branco somam 7,9% dos entrevistados. Os indecisos são 6,5%.

Foram ouvidos eleitores e eleitoras de Rio Preto com mais de 16 anos. A amostra é representativa, com eleitores das áreas pesquisadas, selecionadas em duas etapas.

O Instituto Viva Voz, cujo diretor é Igor Lúcio Carvalho de Lima, trabalha com pesquisa de mercado e opinião pública para os mais diversos setores e ramos de atividade econômica desde 2002. O estatístico responsável pelos dados é Marcus Thadeu Oliveira Campos.

Confira os dados:

AS MAIS LIDAS