Redes Sociais

Política

Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 8 de novembro

Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional

Publicado há

em

Nova eleição

Muito se engana quem acha que o assunto eleição foi encerrado no fim do mês de outubro. Agora o tema é outro, mas ainda está em alta. Vereadores já se articulam para escolher o próximo presidente da Câmara e nome é o que não falta. A princípio, são seis concorrentes cogitados, mas nem todos estão muito preocupados, ao menos por enquanto.

Nomes

Um dos primeiros nomes que surgiu foi o de Márcia Caldas (PL). De volta à Câmara, a vereadora tem como padrinho o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) e a vantagem de ser do mesmo partido do prefeito eleito, coronel Fábio Candido (PL). Outro fator que pode colaborar com ela é que seria a primeira mulher presidente do Legislativo da cidade. No entanto, Márcia é ponderada. Ao ser questionada sobre a possibilidade de se lançar ao cargo, ela apenas respondeu: “calma, tem tempo”.

Pronunciamento – Amália Paci

Desde o início da cobertura eleitoral, percebo que algumas interpretações e insinuações têm distorcido minha imagem. Em respeito aos leitores do Jornal Gazeta e à verdade, é importante esclarecer alguns pontos sobre os fatos divulgados.

Sempre mantive uma postura respeitosa com a imprensa, mas percebo que as recentes publicações não representam uma visão completa dos fatos, apresentando informações incompletas e, em certos momentos, incorretas, especialmente em relação à minha postura ética, profissional e de cidadã.

No dia 30 de setembro, fui contatada para comentar uma reportagem de outro veículo, cujo acesso estava restrito a assinantes. Esclareci que não poderia opinar em razão disto, mas a publicação sugeriu que eu pouco me importei, o que não corresponde à realidade.

Em relação ao período eleitoral e às comemorações após o segundo turno, alguns acontecimentos têm sido reportados com uma versão que não reflete fielmente minha conduta. Em especial, na coluna de 1º de novembro, fui mencionada de forma que impacta minha imagem pessoal e profissional.

De minha parte, não houve ataques de baixo calão contra nenhuma pessoa; minha postura foi pautada pelo respeito, embora me sentisse desconfortável com a situação.

Agradeço ao Jornal Gazeta pela oportunidade de esclarecer minha posição e enfatizo a importância de um jornalismo que apresente informações completas e precisas, pois a divulgação de informações parciais me deixou com sentimento de vulnerabilidade e de que minha posição não foi integralmente representada.

Democracia é isso

Democraticamente, o espaço foi dado à tenente Amália, apesar de não haver qualquer interpelação judicial ou extrajudicial que obrigasse o jornal a fazê-lo. Cabe ressaltar que a militar saiu proferindo palavras de baixo calão quando lhe foi dado o direito a fala, no exato momento do ocorrido, mas depois quis se pronunciar. Talvez ela tivesse a certeza de que o assunto não viria a público, porém, em nome da democracia e da liberdade de imprensa, foi fielmente retratado por esta coluna.

Ponto e basta

Tenente Amália quis expor a vítima, exigindo que fosse publicada uma foto da jornalista, como se ninguém a conhecesse. O que a tenente não conseguiu foi usar uma imagem claramente depreciativa da repórter que ela, estranhamente, tem. O flagrante, aparentemente forjado, teria sido feito por uma mulher, que a acompanhava no evento, ao fim da eleição, a pedido da própria tenente.

Outros

O nome de Paulo Pauléra (Progressistas) também já apareceu pelos bastidores como próximo postulante ao cargo. Dizem que ele tem uma relação próxima com o vice-prefeito eleito Fábio Marcondes (PL) e que é bem-visto pelo grupo do novo governo. Pauléra foi presidente da Câmara nos dois últimos anos dos dois últimos mandatos de Edinho Araújo (MDB) e mostrou que sabe administrar a balança entre Executivo e Legislativo. Cabe esperar mais um pouco.

Mais um

Pedro Roberto (Republicanos) é outro que já ocupou o cargo de presidente da Câmara e também não descartou um possível retorno. “Considero o cargo de presidente uma grande responsabilidade”, disse o vereador reeleito. Pedro Roberto agora tem a vantagem de ser do partido do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), um homem bastante ligado ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que abre portas sem precisar tocar.

Menos provável

Outros três nomes também rondam os bastidores, mas já com a ressalva de que não teriam muita força na futura disputa. Um deles seria do PSD. Cabo Júlio Donizete ou Jorge Menezes que têm como padrinho o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva. A proximidade do PSD com o PL no Estado seria o único ponto favorável a qualquer um dos dois. Já como uma oposição, há quem não descarte uma candidatura de Anderson Branco (Novo) ou mesmo do João Paulo Rillo (PSOL).

Reuniões

Fato é que reuniões estão sendo realizadas. Na última semana, houve uma no gabinete do vereador Fábio Marcondes e, dizem, que ele está tratando pessoalmente deste assunto. O que foi dito lá dentro, ninguém afirma com precisão, já que o encontro entre vereadores se deu com as portas fechadas. A eleição para presidente da Câmara é realizada sempre no primeiro dia do ano, após a cerimônia de posse dos vereadores eleitos.

Nos States

O prefeito eleito foi para os Estados Unidos acompanhar as eleições norte-americanas de pertinho. Fábio Candido juntou o útil com o agradável e, além de descansar depois das eleições, foi mostrar aos eleitores que é da direita raiz. Em uma foto que rodou as redes sociais, o futuro prefeito aparece com um boné onde está escrito: “Trump Make America Great Again”, algo como “Trump tornará a América grande novamente”, em tradução livre.

Comemorando

O deputado estadual Danilo Campetti (Republicanos) usou as redes sociais para comemorar a vitória de Donald Trump. “Depois de uma disputa pesada, Trump mostrou sua capacidade de resiliência, liderança e perseverança como a melhor opção de desenvolvimento e futuro, sempre com base em valores fortes: Deus, Pátria, Família e Liberdade”, postou o parlamentar. Horas depois, ele criticou a cotação do dólar, que chegou a quase R$ 6. “Saudades Paulo Guedes” (sic), escreveu Campetti.

“Cracudos”

Quem também usou as redes sociais para falar das eleições nos EUA foi o vereador Bruno Moura (PRD). Na imagem postada por ele, há a manchete da CNN dizendo que “Trump planeja a maior deportação da história da América se for reeleito”, seguida da uma pergunta feita pelo vereador: “que tal a gente fazer o mesmo com os cracudos de Rio Preto? Tá na hora de mandar os Zé Droguinha que roubam nosso comércio de volta para cidade deles” (sic).

Jato

A sessão da Câmara da última terça-feira (5) foi bem rápida. Não houve tribuna livre e a parte das votações foi adiantada. Dos projetos em pauta, somente uma proposta foi aprovada. O texto, de Renato Pupo (Avante), é um Projeto de Resolução que muda a votação dos requerimentos de convocação de secretários. As cinco outras propostas tiveram votações adiadas a pedido dos vereadores. Parece que a ressaca das eleições chegou agora.

Encontro

Na tarde desta quinta-feira (7), o prefeito eleito, coronel Fábio Candido, acompanhado da equipe, esteve em reunião com a equipe do prefeito Edinho Araújo. O encontro foi realizado no gabinete, sem a presença da imprensa. Encerrada a reunião, ambos concederam entrevista coletiva. Dizem que teve membro da próxima equipe de governo que estava mais interessado em saber qual sala iria ocupar no oitavo andar da Prefeitura.

 

AS MAIS LIDAS