Política
Paulo Guedes nega que tenha feito projeto para Coronel Fábio Candido
Prefeito eleito diz que pretende titularizar as dívidas da Prefeitura de Rio Preto
O escritório do economista e ex-ministro Paulo Guedes negou que esteja prestando consultoria sobre a titularização da dívida da Prefeitura de Rio Preto e da RioPretoPrev, por meio da assessoria. O comunicado foi emitido em resposta a afirmação do prefeito eleito, Coronel Fábio Candido (PL) de que estaria recebendo ajuda do profissional que fez parte da equipe de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com Coronel Fábio Candido, o ex-ministro estaria fazendo um projeto para titularizar a dívida do poder público de Rio Preto. O prefeito eleito afirmou que são cerca de R$ 1,2 bilhão em empréstimos a serem pagos, além de um déficit atuarial de R$ 2,5 bilhões na previdência municipal.
A prática de titularização consiste em colocar títulos no mercado de capitais, gerando recursos para a Prefeitura investir em outras áreas. A verba arrecadada, de acordo com o prefeito eleito, seria suficiente para investir em saúde, segurança pública, mobilidade urbana e educação, áreas consideradas prioritárias para o próximo governo.
“Já procuramos alguns especialistas, inclusive do grupo Paulo Guedes, que já fez e está fazendo um projeto para a gente”, disse Coronel Fábio Candido em entrevista coletiva depois que encerrou o segundo turno das eleições, em 27 de outubro.
Por meio de nota, a assessoria de comunicação do escritório de Paulo Guedes negou que esteja prestando consultoria, conforme dito pelo Coronel Fábio Candido. “Nem ele ou seu escritório de consultoria prestam o serviço informado”, acrescentado que “o ex-ministro tem se dedicado somente a seus projetos na iniciativa privada”, diz o comunicado.
A assessoria de Coronel Fábio Candido não se posicionou sobre o assunto.