Redes Sociais

Política

Coronel Fábio Candido promete auditoria externa nas contas da Prefeitura

Empresa deverá ser contratada pelo poder público em parceria com entidades

Publicado há

em

Divulgação/TV Câmara

O prefeito eleito de Rio Preto, coronel Fábio Candido (PL), prometeu que vai contratar uma empresa de auditoria para analisar as contas da Prefeitura. A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira (18), durante a cerimônia de diplomação dos eleitos nas Eleições 2024, realizada no salão do júri do Fórum Criminal de Rio Preto.

“Confesso que em algumas áreas nós vamos demandar mais tempo para obter todas as informações que nós ainda necessitamos. Eu digo que nós vimos até o presente momento só a ponta do iceberg. Já digo para vocês, nós estamos contratando uma auditoria externa, nós vamos ter uma empresa que está sendo contratada para nos ajudar a fazer um diagnóstico de todas as áreas de governo da prefeitura e que também vai nos ajudar, tecnicamente, a traçar alguns nortes, alguns objetivos em cada área de governo”, disse coronel Fábio Candido durante entrevista coletiva concedida após a diplomação.

Segundo o prefeito eleito, a medida será necessária para aprofundar os conhecimentos referentes às contas públicas. “Nós estamos buscando parceiros. Então, há uma intenção do Ciesp, da ACIRP, daqueles órgãos que participaram do projeto de governança colaborativa, de estarem conosco, porque o objetivo não é onerar o erário público, que já é o recurso público tão escasso. Então, nós estamos buscando que os empresários entregue esse presente para a população de Rio Preto, que essa auditoria é externa, porque essa grande colaboração dos empresários certamente vai reverberar”, explicou o próximo prefeito.

Coronel Fábio Candido já anunciou três nomes do secretariado que vai tomar posse junto com ele, em 2025, e, diferentemente do que havia divulgado em um primeiro momento, novos nomes deverão ser anunciados antes do dia 1º de janeiro, data da posse. Para a Secretaria de Obras, o escolhido foi o vice-prefeito eleito, Fábio Marcondes (PL), enquanto para a pasta de Governo, foi definido o nome do ex-vereador Dinho Alahmar, e o Semae e chefia de gabinete ficará com o coronel da reserva Rodrigo Carmona.

Entre as secretarias tratadas como prioritárias, que devem ter os nomes divulgados antes da posse, estão as pastas de Saúde e Educação. “As pessoas, infelizmente, estão aí nas filas de atendimento, precisando de consultas, de exames, estão sofrendo e alguns até morrendo nessas filas. Então, eu não dormiria tranquilo se não tivesse uma atenção muito especial em relação à Saúde. E a Educação vem no mesmo caminho. Infelizmente, o Rio Preto caminhou para trás nos últimos indicadores que nós tivemos conhecimento e a ideia é realmente reformular a educação, principalmente a educação básica aqui em São José do Rio Preto, para que os nossos jovens tenham mais oportunidades no futuro”, declarou coronel Fábio Candido.

Outro tema tratado pelo prefeito eleito foi a chegada da Universidade Federal na cidade. Na última semana, o prefeito Edinho Araújo (MDB) encaminhou um Projeto de Lei à Câmara para a doação de área para a instalação do campus. De acordo com Fábio Candido, ele foi consultado sobre a destinação do terreno e se mostrou favorável. “Eu sou absolutamente favorável a essa instalação. Pedimos, sim, que o Poder Executivo, assim como a população de Rio Preto, pudesse opinar a respeito dos cursos que serão implantados aqui. Fiz um pedido especial no que se refere à vocação de Rio Preto, primeiro, para o agronegócio. Então, pedimos um curso relacionado ao agronegócio e uma outra vocação que nós queremos desenvolver para o nosso município, que é a questão da tecnologia e da inovação. Então, muito provavelmente teremos cursos ligados a essas duas que são importantes”, finalizou.

Durante a cerimônia, foram diplomados ainda os 23 vereadores e o vice-prefeito eleito, Fábio Marcondes. Apenas o vereador reeleito Odélio Chaves (Podemos) não participou do evento, mas mandou um representante.

A cerimônia de posse está marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, às 10h, no plenário da Câmara.

AS MAIS LIDAS