Redes Sociais

Política

Prefeito e Motta recorrem à ministra Nísia Trindade para o combate à dengue

Rio Preto já recebeu R$ 2,3 milhões do Governo de São Paulo no combate ao mosquito transmissor da doença

Publicado há

em

Divulgação

O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), e o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) se reuniram, nesta quarta-feira (29), com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para tratar de estratégias urgentes de combate à dengue no município, que já registrou mais de 31 mil casos confirmados em 2024. A Prefeitura de Rio Preto recebeu pouco mais de R$ 2,3 milhões do Governo de São Paulo, por meio do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal), para o combate ao mosquito transmissor da doença.

A audiência do prefeito com a ministra, realizada em Brasília, foi articulada pelo deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) e contou com a presença do secretário municipal de Saúde de Rio Preto, Rubem Bottas Neto. Foram apresentadas as demandas da pasta.

Por meio de nota, a assessoria da Prefeitura informou que Fábio Candido destacou à ministra a gravidade da situação e a necessidade de apoio emergencial do governo federal para ampliar as ações de enfrentamento à doença. Entre os principais pedidos do prefeito estão recursos para intensificação das campanhas de prevenção, fortalecimento da rede de atendimento e envio de insumos e equipamentos para as unidades de saúde. “Precisamos de investimentos urgentes para conter o avanço da dengue. Garantir assistência adequada aos pacientes é minha prioridade. Com o apoio do governo federal, vamos ampliar ainda mais nossas ações”, afirmou o prefeito.

Além da dengue, Fábio Candido também apresentou à ministra dados que comprovam o aumento dos casos de chikungunya. Tabelas com valores de investimentos na atenção básica, liberação de obras do PAC, renovação da frota de ambulâncias e repasse de recursos para fortalecimento do setor também foram discutidas no encontro.

O secretário Rubem Bottas Neto apresentou um panorama detalhado da situação da dengue em Rio Preto, ressaltando as ações já em andamento e a importância de uma atuação conjunta entre município e governo federal para intensificar o combate ao Aedes aegypti. “A cooperação e o suporte do governo federal são cruciais para intensificar os esforços locais”, destacou Bottas.

A ministra Nísia Trindade ouviu atentamente as demandas e se comprometeu a buscar soluções para apoiar Rio Preto tanto no combate à dengue quanto na ampliação dos investimentos na saúde.

“Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Saúde é prioridade, e vamos continuar cobrando ações concretas para Rio Preto”, concluiu o prefeito.

AS MAIS LIDAS