Política
Saúde define UBS Estoril aberta aos sábados para atender pacientes com dengue
Unidade ficará aberta das 7h às 13h e mantém ampliação de segunda a sexta-feira até às 22h
Durante coletiva de imprensa, realizada na quinta-feira (9), o prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), junto ao secretário de Saúde, Rubem Bottas, anunciou novas medidas para o enfrentamento da dengue. A primeira delas é a ampliação de 55 leitos para internação em hospitais da cidade para pacientes com dengue e a segunda é a abertura da UBS Estoril aos sábados para atendimento exclusivo de casos de dengue, entre 7h e 13h.
Nesta semana, as unidades Estoril e Solo Sagrado passaram a funcionar em horário ampliado, até às 22h, para atender pacientes com dengue. Na UBS Estoril, foram realizados 639 atendimentos entre os dias 6/1 e 8/1, no período das 17h às 22h. Já na UBS Solo Sagrado, foram 276 atendimentos nos três dias, entre 20h e 22h.
Notificações
Na coletiva, também foram apresentados os novos casos de dengue do município. Em janeiro, o município contabiliza 1.879 notificações por dengue, das quais 142 foram confirmadas e nove foram descartadas. Outras 1.728 continuam sendo investigadas. Em 2024, os casos confirmados chegaram a 32.916, enquanto 15.923 foram descartados e outros 4.983 estão sendo investigados.
Ações
Para enfrentar a epidemia de dengue, o município está desenvolvendo uma série de ações, como: mutirão Rio Preto Sem Dengue: A Luta é de Todos, Mutirão Todos Contra a Dengue, realizado pela Secretaria de Serviços Gerais, nebulização costal em áreas de maior incidência de dengue, borrifação residual intradomiciliar, capacitação de agentes de saúde e profissionais de saúde das redes pública e privada, vacinação.
Vacinação
A vacinação contra a dengue continua nas 29 UBSs de Rio Preto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS João Paulo II/Jaguaré, o horário é ampliado até as 18h30, enquanto na UBS Solo Sagrado, o horário é até as 19h. O público-alvo, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. No momento, a cobertura vacinal está em 34,51% para primeira dose e 28,81% para segunda dose.
Todos que receberam a primeira dose pela rede municipal devem retornar para receber a segunda dose e assim completar o esquema vacinal. No momento, há 3.939 pessoas faltosas.
Próximos passos
Os próximos passos para o combate à dengue incluem a nebulização veicular em parceria com o estado (fumacê); ampliação de leitos do Centro de Hidratação na Swift; redistribuição de equipes de agentes de saúde para áreas críticas (UBS Estoril); agendamento de palestras em canteiros de grandes obras e condomínios residenciais; intensificação das ações de controle de vetores junto aos agentes durante a semana; aquisição de sete mil frascos de repelente para distribuição às gestantes, mediante prescrição médica, e ampliação de exames de hemogramas no Laboratório Municipal de Patologia Clínica.
Rio Preto Sem Dengue: A Luta é de Todos
Na ação realizada no último sábado (4), o mutirão passou pelas áreas do Solo Sagrado e São Francisco, locais em que foram visitados 2.829 imóveis. Já no próximo sábado (11), a campanha será nas áreas do Estoril e Santo Antonio. O horário de visitação dos agentes de saúde às residências será das 8h às 14h. Durante a vistoria, os profissionais procuram possíveis focos de mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
- Cidades2 dias
PM prende casal e apreende substâncias avaliadas em meio milhão de reais
- Cidades2 dias
Em RP, jovem bate moto atrás de veículo parado e é internado em estado grave
- Cidades2 dias
Acompanhante de paciente agride vigilante em UPA de Rio Preto
- Cidades14 horas
Rio-pretense precisa ser internada após acidente de trânsito