Redes Sociais

Política

Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 14 de fevereiro

Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional

Publicado há

em

Cortesia

O vereador Anderson Branco (Novo) fez uma visita ao deputado estadual Itamar Borges (MDB). A foto, postada nas redes sociais, mostra Itamar com um largo sorriso sob o bigode e Branco com um semblante de quem está aliviado. Na legenda consta “Papo sério!! No fio do bigode. Política é feita no diálogo com todos, ter palavra e ouvir, obrigado amigo deputado Itamar Borges”.

Subliminar

Em poucas palavras Branco deixa várias mensagens subliminares que fica a cargo de quem vê. O vereador, na época da eleição, foi convidado a se retirar do PL e filiado ao Novo. Em meio a muito barulho, Branco quase que não consegue disputar as eleições. No entanto, a reviravolta veio com a reeleição. Com o PL vencedor nas urnas, Branco foi jogado ao escanteio e não hesitou em buscar o colo do MDB.

Pedreira

Branco ainda oscila entre a barulheira e o trabalho discreto, mostrando que está aprendendo as regras do jogo conforme o tabuleiro muda. Na Câmara, o vereador tem adotado uma postura mais legalista, falando menos e votando conforme as próprias convicções. Já nas redes sociais a história é outra. Ele foi, inclusive, o causador da treta toda que estourou na Saúde.

Uniformes

Depois que o prefeito Coronel Fábio Candido (PL) anunciou novos uniformes escolares com verde e amarelo, a imprensa virou alvo de mais um ataque por parte da administração. Em um vídeo postado nas redes sociais, a assessoria do prefeito esclarece que “os uniformes não serão em verde e amarelo, conforme anunciado na imprensa”, mas que terão mais detalhes nas referidas cores.

Justificativa

Ainda no vídeo, a justificativa é que “os uniformes estão em fase de contratação” e que “os uniformes vão ganhar alguns detalhes em verde e amarelo que são as cores da nossa pátria”. O único problema é que, em momento algum, foi dito que os uniformes seriam verde e amarelo. Claramente distorceram o título e ainda disseram que a notícia estava equivocada.

Prefeito concursado

Luis Roberto Thiesi, foi nomeado como Assessor Especial da Procuradoria-Geral do Município (PGM), se tornando o braço direito do prefeito quanto às questões jurídicas. Na prática, ele foi designado para assessorar o Gabinete nas reuniões, além de oficiar nas relações institucionais com o Ministério Público (MP), Poder Judiciário, Poder Legislativo, Tribunal de Contas (TCE), e demais órgãos de controle externo.

Aporte

A escalação de Thiesi se dá em um momento em que o governo já bateu cabeça demais e sofreu desgastes políticos evitáveis como, por exemplo, a tentativa de mudança na lei antinepotismo. O ex-procurador-geral é conhecido por ter traquejo político e ser linha dura. Tanto que muitos servidores públicos o chamam de “prefeito que não foi eleito”. Na prática, Thiesi ganha poderes, e o procurador-geral, Frederico Duarte, perde.

Governo Neymar

No último domingo (9), o prefeito foi para a cidade de Novo Horizonte conferir o jogo entre Novorizontino e Santos, pelo Campeonato Paulista. Fábio Candido foi ver de perto Neymar em campo. O menino tem fama de bom jogador, vive caindo, não entrega o que promete e não está na melhor forma, mas tem uma torcida leal e barulhenta. Qualquer semelhança pode não ser mera coincidência.

Fraldinha

No entanto, se for analisar a fundo, o prefeito estaria mais para um jogador da categoria de base, que ainda está aprendendo os caminhos do campo, do que para o Neymar. O atual jogador do Santos, ao menos, já garantiu uma vida financeira estável para ele e a família, enquanto o governo continua tateando tudo, tentando ainda entender como é governar.

Duas horas

A médica sindicalista Merabe Muniz continua causando no meio político. Durante a participação na audiência pública que discutiu a situação da Saúde da cidade, realizada na Câmara, na última terça-feira (11), ela divulgou que houve apenas uma reunião da equipe de transição na área. “Uma cidade de quase 600 mil habitantes e uma reunião de duas horas para tratar de toda a complexidade do SUS. Isso não existe”, esbravejou.

Cem dias

Ainda segundo a presidente do Sindicato dos Médicos, o governo não usou o tempo de transição, que foi de cerca de 65 dias, para se colocar a par da real situação do município em relação à Saúde. “Não estão respeitando as promessas de campanha. Estava ruim? Estava. E foi por isso que a gente pediu para mudar. Chega de falar em herança maldita e vamos falar de soluções”, disse a médica com dedo em riste.

Críticas

Merabe ainda criticou o fato de o governo estar pagando por leitos para a dengue e fez uma conta básica. “São quase R$ 2 mil por leito para pacientes com dengue, um preço exorbitante, sendo que não são leitos de UTI. Paciente com dengue precisa de leito de hidratação. A gente precisa de leitos para os pacientes que estão internados em UPAs com outros problemas de saúde”, afirmou a médica.

Terceira faixa

O porta-voz da informação do início da construção da terceira faixa da rodovia Washington Luis foi o deputado estadual Danilo Campetti (Republicanos). O parlamentar esteve em reunião com o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e anunciou a confirmação do início das obras da terceira faixa da Washington Luís e das marginais para março.

Ciúmes

Dizem que a equipe de governo do prefeito não gostou da divulgação de Campetti. Pelo que foi dito, o prefeito esteve em reunião com representantes da concessionária, a EcoNoroeste, e não conseguiu uma data provável, mas teria conseguido acordar que seria o portador da notícia. Oficialmente, a Prefeitura de Rio Preto divulgou a reunião, que foi realizada no gabinete, mas o anúncio da ocasião não trouxe novidades.

Surpresa

O secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, surpreendeu a todos com as mudanças de comando da Polícia Militar (PM) pelo interior. Aqui em Rio Preto, pelo CPI-5, sai o coronel Márcio Cortez Maya Garcia, para o COPOM, e entra o coronel Nilson César Pereira. Era esperada a nomeação do coronel Paulo Henrique Beltrami, que estava no 9º Baep de Rio Preto, mas não foi assim.

Congratulações

Beltrami foi citado por diversos vereadores na sessão da Câmara, terça-feira, em congratulação pela promoção a coronel. Ele sai do 9º Baep e vai para o CPI-3, de Ribeirão Preto. Já o coronel Márcio, apesar de parecer que foi rebaixado de posto ao ser designado para o COPOM, está de férias e deve emendar com a aposentadoria, seguindo direto para o comando da Guarda Civil Municipal (GCM).

Novidade

O substituto do coronel Márcio é o coronel Nilson César Pereira, que vem de Bauru. O novo nome já causa um alvoroço nos bastidores com especulações sobre qual seria o posicionamento político do novo comandante da PM em Rio Preto. Enquanto isso, ainda restam perguntas sobre os motivos de Derrite para não deixar Beltrami por aqui. Dizem que o secretário não gostou da proximidade entre o prefeito e a PM.

Mulheres

Paula Regina Pires de Albuquerque Lopes da Silva, filha do deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB), foi nomeada como assessora na Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Social, chefiada por Rosicler Quartieri, que foi candidata a vice-prefeita pelo PSB. A pasta agora fica sob o comando do ex-prefeito, sendo uma das únicas vitórias que conseguiu por ter apoiado o PL no segundo turno.

 

 

AS MAIS LIDAS