Redes Sociais

Política

Vereador quer vigilantes noturnos em escolas e UBSs

O objetivo é garantir a segurança patrimonial e a integridade dos bens públicos

Publicado há

em

Divulgação/TV Câmara

O vereador cabo Júlio Donizete (PSD) apresentou um Projeto de Lei que obriga a Prefeitura de Rio Preto a manter vigilantes noturnos em escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo é garantir a segurança patrimonial e a integridade dos bens públicos.

De acordo com a proposta, os vigilantes terão turnos de 12 horas durante a semana. Aos finais de semana deverá haver revezamento dos profissionais de segurança, de forma a manter a vigilância durante todo o período em que o prédio estiver fechado.

“Os vigilantes serão responsáveis por zelar pelo patrimônio público, prevenir a ocorrência de furtos, atos de vandalismo e garantir a segurança do ambiente escolar e de saúde durante o período noturno e aos finais de semana”, consta no projeto.

Segundo o vereador, na justificativa da proposta, o objetivo é atender a uma necessidade, “tendo em vista os constantes roubos e atos de vandalismo que vêm ocorrendo nas unidades escolares e Unidades Básicas de Saúde (UBS)”. Cabo Júlio Donizete ainda ressalta que “esses incidentes geram não apenas transtornos à comunidade, mas também altos custos para a administração pública, que precisa arcar com reparos, reposição de equipamentos furtados e reforço na segurança”.

“A implementação de vigilantes contribuirá para a redução desses crimes, protegendo o patrimônio público e garantindo um ambiente mais seguro para servidores e usuários desses serviços essenciais. A economia gerada com a redução dos furtos e danos ao patrimônio poderá compensar os custos da contratação desses profissionais, tornando a medida financeiramente viável e socialmente benéfica”, justifica ainda o parlamentar.

O texto não tem data para ser votado em plenário.

AS MAIS LIDAS