Política
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 28 de março
Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional

Continência
Bruno Moura (PRD), que já vinha dando sinais de que estava cedendo ao charme do governo de Fábio Candido (PL), retirou a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município que pretendia aumentar os repasses das emendas impositivas de 1,2% para 2% da receita líquida da Prefeitura. Sem justificativa, o vereador mandou arquivar a proposta. No entanto, vale lembrar que, no aniversário da cidade, ele fez um discurso de afagos.
Recuo
Anderson Branco (Novo) recuou no convite à secretária de Educação, Renata Azevedo, para participar de uma sabatina na Câmara. Inicialmente, o vereador havia solicitado a convocação da chefe da pasta para cobrar publicamente sobre falta de vagas em creches e escolas, além da ausência de produtos alimentícios, itens de higiene e manutenção de infraestrutura das unidades. As explicações foram dadas entre quatro paredes.
Conversa
A retirada do pedido de convocação foi solicitada por cabo Júlio Donizete (PSD), sendo acatada por Branco, que transformou em convite. Sem alarde, o vereador do Novo foi até a Secretaria de Educação e conversou com Renata. Nas redes sociais, o vereador postou uma foto com a legenda: “não há a necessidade da presença da secretária na Câmara”. Não há esclarecimentos sobre o que foi discutido no encontro.
Explicação
A secretária já havia esclarecido anteriormente que as denúncias que viralizaram nas redes sociais foi um problema pontual em uma unidade escolar. Segundo Renata, “uma funcionária, que havia voltado de férias, se deparou com a falta dos itens de higiene. Essa mesma servidora é a responsável pelos pedidos e, quando foram feitos, a remessa foi enviada, demorando alguns dias para chegar, como é de praxe”.
Emendas
O deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) esteve no gabinete do prefeito para anunciar a liberação de cerca de R$ 3 milhões em emendas. A verba será destinada à compra de tratores e roçadeiras, além de recursos para as Secretarias de Cultura e Educação. Na reunião, o ex-prefeito estava acompanhado dos vereadores Alex Carvalho (PSB) e Abner Tofanelli (PSB). Um encontro entre apoiadores.
À francesa
A reunião para o anúncio da liberação das verbas ocorreu dias depois do evento de aniversário da cidade, realizado no Mercadão. Naquela ocasião, o ex-prefeito fez um breve discurso com promessas para a cidade e saiu de cena rapidamente. O deputado apenas marcou presença na festa e deixou o local antes mesmo do tradicional parabéns. Nem esperou o bolo.
Cortando mato
A Prefeitura de Rio Preto publicou uma licitação para a contratação do serviço de roçada manual e mecanizada, além de capina manual. O serviço, orçado em R$ 18,7 milhões, incluirá também limpeza, recolhimento, transporte de material e equipamentos de segurança. O pregão está marcado para o dia 7 de abril e será conduzido pela Secretaria de Serviços Gerais. Até lá, o jeito é conviver com o mato alto mesmo.
Intermináveis
João Paulo Rillo (PSOL) anda municiado do Regimento Interno e tem feito as sessões ficarem extensas. Nas duas últimas semanas, as terças-feiras foram bem longas para os vereadores. A estratégia do psolista tem sido simples: apenas deixar os vereadores falarem e questionar o andamento das sessões dentro daquilo que prevê as regras. O incômodo dos parlamentares em longas reuniões tem aflorado aos poucos.
Reflexos
Na última sessão, na terça-feira (25), a confusão tomou proporções um tanto cômicas. Enquanto um membro da Guarda Civil Municipal (GMC) usava a tribuna para falar sobre os dados da Patrulha Maria da Penha, vários vereadores aproveitaram para fazer uso da fala. Em determinado momento, Odélio Chaves (Podemos) falou que era “deselegante” atrapalhar a fala do convidado. Foi o suficiente para Jorge Menezes (PSD) estressar.
Melancia
Menezes levou o discurso de Odélio para o lado pessoal e não deixou barato. “Se o senhor pastor quer se aparecer, peça uma melancia para o Jean Dornelas (MDB) e pendure no pescoço”, disse em tom ríspido e já deixando o plenário. Rillo aproveitou a deixa e relembrou que haveria mais tempo para discussão se o Projeto de Resolução que previa duração de seis horas das sessões tivesse sido aprovado.
Acalento
Um ato da Mesa Diretora pode deixar Rillo mais feliz. O documento determina que dois Projetos de Resolução voltem a tramitar na Câmara. Um deles é o que estende as sessões, e o outro é sobre o tempo de liderança a qualquer momento da sessão. A retomada da análise dessas propostas só foi possível após Rillo questionar a ata da sessão em que os projetos foram votados em plenário. Agora é preciso articular.
Divagação
O vereador Alex Carvalho tomou a palavra e fez uma proposta: “o correto seria colocar a sessão em duas partes, uma só para a votação de requerimentos e outra para votação de projetos”, sugeriu. A mudança precisa ser bem pensada para não acontecer como em um passado recente, quando os vereadores ficaram proibidos de deixar o plenário até para ir ao banheiro sob pena de perderem parte do salário.
Ambulâncias da discórdia
Apesar de aprovada, uma moção do Dr. Tedeschi (PL) deu o que falar em plenário e mostrou que alguns vereadores agem de forma racional. Para os vereadores que votaram contra a redação um tanto simplista não corresponde aos fatos. Tedeschi propôs aplausos à Secretaria de Saúde, em especial ao secretário Rubem Bottas, pela conquista das ambulâncias “em sua atual gestão”.
E o PeTê?
Paulo Pauléra (Progressistas), com vasto currículo político, foi um dos que apontou a falta de tempo hábil do atual governo para se conseguir os equipamentos. “Eu não acho que foi uma articulação do atual governo porque nem daria tempo disso”, disse o vice-presidente da Câmara. Renato Pupo (Avante) levantou outro ponto contraditório ao questionar a falta de reconhecimento ao Governo Federal, responsável pelo envio das ambulâncias.
Domingou
Os dedinhos ficaram até quentes de tanto escrever, no último domingo (23). Em mais um episódio cheio de comentários nas redes sociais, o alto escalão do governo se movimentou em defesa da administração. Desta vez, o barulho foi por causa a demora de atendimento de um motociclista que se envolveu em um acidente e morreu. Ao menos cinco membros do governo se engajaram em defender o Samu.
Fake news
A movimentação foi por causa de uma postagem do ex-assessor da Comunicação, Bruno Garcia, colocando a culpa da demora do socorro no Samu. Rubem Bottas, Mário Welber, Tamires Afonso e, de novo, Amália Paci, entraram na treta. A Prefeitura esclareceu que o chamado foi direcionado ao Corpo de Bombeiros. Rodrigo Silvestre, coordenador do Samu, também foi para as redes sociais e até gravou um vídeo explicando a ocorrência.
Oi, sumido
O vice-prefeito Fábio Marcondes (PL) está de volta à Secretaria de Obras, mesmo que informalmente. Nesta quinta-feira (27), ele até participou de uma audiência pública na Câmara para falar de propostas do Executivo que estão sendo avaliadas pelos vereadores. Parecia até um secretário falando. Interino da pasta, Nelson Guiotti, que acumula também o cargo de Secretário da Fazenda, não apareceu.
Afago
O prefeito prometeu enviar à Câmara um projeto para transformar o Conselho Afro em deliberativo, com um fundo próprio para recursos. A mudança do órgão, que atualmente é consultivo, veio depois da repercussão do caso de racismo envolvendo Marcondes, que foi flagrado chamando um segurança do Palmeiras de “macaco”. Resta esperar o texto chegar ao Legislativo.
Sessão secreta
Na primeira sessão secreta, os vereadores aprovaram quatro homenagens. Uma delas, de autoria de Alexandre Montenegro (PL), concede a Medalha do Brasão do Município e o Diploma de Comendador da Ordem Municipal ao secretário de Segurança Pública, Márcio Cortez Maya Garcia. O coronel da reserva assume a pasta com um agrado do subordinado. A solenidade de passagem de comando do CPI-5 será no dia 9 de abril.
- Política2 dias
Entidades repudiam publicação de vídeo da intimação de Bolsonaro
- Política2 dias
Duplicação da BR-153 deve começar em dois meses, afirma concessionária
- Cidades1 dia
“Não vou te matar agora… Mas eu vou fazer”, diz agressor para vítima
- Artigos1 dia
Polícia Militar prende traficante após perseguição por avenidas de Rio Preto