Política
Confira os bastidores da política desta terça-feira, dia 18 de março
Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional

Máscaras
O último boletim sobre os casos de dengue em Rio Preto, divulgado no site oficial da Prefeitura, chamou a atenção por um detalhe: a omissão do número de óbitos. A assessoria optou por destacar a queda de 75% nas notificações e apresentou informações incompletas. No texto oficial, não há qualquer menção clara e transparente ao fato de que a cidade já soma 21 mortes pela doença.
Comemoração
A redução das notificações de casos de dengue é, sem dúvida, um motivo para comemorar, mas isso não justifica a omissão de dados relevantes à população. Outro ponto ignorado no boletim é a colaboração do Governo Federal no combate à doença. As 6 mil Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), a atuação da Força Nacional do SUS e a ampliação do Centro de Hidratação são iniciativas do governo Lula (PT).
Ambulâncias
No sábado (15), durante a ação no Calçadão, que também incluiu a entrega de dez ambulâncias ao Samu — adquiridas pelo Ministério da Saúde —, o ex-vereador e ex-secretário de Saúde, Cacau Lopes, viralizou nas redes sociais ao compartilhar uma publicação do site oficial da Prefeitura com a palavra “mentira!” estampada sobre a imagem. “Um pouco de peroba na cara vai bem, coronel”, escreveu o médico.
Ato de apoio
No domingo (16), o prefeito Coronel Fábio Candido (PL), acompanhado dos vereadores Felipe Alcalá (PL) e Dr. Tedeschi (PL), além do secretário de Cultura, Robson Vicente, marcou presença em um ato na Praça Dom José Marcondes, no centro. Aproveitando a estrutura já montada, eles defenderam anistia aos presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Embalados
O evento teve início com uma oração do Pai-Nosso e contou com palavras de ordem como “liberdade de expressão”, além de críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Cerca de 100 pessoas participaram da manifestação, marcada pelas cores verde e amarelo. No telão ao fundo, era transmitido ao vivo o ato no Rio de Janeiro, que teve a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Falou
Pela primeira vez desde o episódio no jogo entre Mirassol e Palmeiras, no qual foi flagrado chamando o segurança do time da capital de “macaco”, o vice-prefeito Fábio Marcondes (PL) se pronunciou. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Marcondes afirmou que estava defendendo o filho de “agressões físicas e verbais” e voltou a alegar que o vídeo foi editado, insistindo que se trata da “única gravação que não condiz com a verdade”.
Fazendo justiça
O vereador Felipe Alcalá (PL) indicou votação contrária ao projeto que pretendia liberar o tempo de liderança a qualquer momento da sessão, exceto nas votações. A proposta acabou rejeitada em plenário. No entanto, é importante esclarecer que Alcalá votou a favor do aumento das sessões, assim como outros vereadores do PL. Não adiantou porque a proposta não passou, mas agora fica claro que pode ser reapresentada.
- Cidades1 dia
UFSCar anuncia nove cursos para novo campus em Rio Preto
- Cidades2 dias
Vendedor deixa carro em frente de casa e tem mais de R$ 26 mil de prejuízo
- Cidades2 dias
Vítima de agressões na cabeça não resiste e morre no hospital em Rio Preto
- Nacional2 dias
Minha Casa, Minha Vida doará casas a pessoas em situação de rua