Redes Sociais

Política

Educação descarta ampliar horário das creches até 19h

Secretaria alega impacto financeiro e impossibilidade de adaptação às jornadas de trabalho

Publicado há

em

Divulgação/TV Câmara

A Secretaria de Educação de Rio Preto descartou a possibilidade de ampliar o horário de funcionamento das creches municipais até as 19h. A solicitação partiu da vereadora Márcia Caldas (PL), que pediu um estudo para avaliar a viabilidade da medida.

No requerimento enviado ao Executivo, a parlamentar argumentou que pais e responsáveis enfrentam dificuldades para conciliar a jornada de trabalho com o atual horário das creches, que geralmente encerram as atividades às 17h. “Essa limitação se mostra incompatível com as jornadas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que costumam se estender até as 18h”, afirmou Márcia.

A vereadora também destacou a necessidade de horário estendido para atender pais que dependem do transporte público. “O tempo de deslocamento entre o trabalho e a creche reforça a importância da ampliação do atendimento até as 19h”, justificou.

Em resposta, a Secretaria de Educação alegou que a medida geraria impacto financeiro, pois exigiria a contratação de mais profissionais, algo não previsto no orçamento municipal. A pasta também afirmou que a adaptação do horário escolar às diferentes realidades dos trabalhadores é inviável.

“Não há mais um horário comercial único e padronizado. Existem diversas jornadas e diferentes realidades sociais, o que torna impossível ajustar o funcionamento das creches para atender a todas essas demandas”, argumentou a secretária Renata Azevedo no documento enviado à Câmara.

O programa de governo do prefeito Fábio Candido (PL) prevê a ampliação do horário de atendimento em regiões afastadas do centro e aos fins de semana para atender pais que trabalham. No entanto, não há previsão para a implementação da medida.

AS MAIS LIDAS