Política
Educação descarta ampliar horário das creches até 19h
Secretaria alega impacto financeiro e impossibilidade de adaptação às jornadas de trabalho

A Secretaria de Educação de Rio Preto descartou a possibilidade de ampliar o horário de funcionamento das creches municipais até as 19h. A solicitação partiu da vereadora Márcia Caldas (PL), que pediu um estudo para avaliar a viabilidade da medida.
No requerimento enviado ao Executivo, a parlamentar argumentou que pais e responsáveis enfrentam dificuldades para conciliar a jornada de trabalho com o atual horário das creches, que geralmente encerram as atividades às 17h. “Essa limitação se mostra incompatível com as jornadas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que costumam se estender até as 18h”, afirmou Márcia.
A vereadora também destacou a necessidade de horário estendido para atender pais que dependem do transporte público. “O tempo de deslocamento entre o trabalho e a creche reforça a importância da ampliação do atendimento até as 19h”, justificou.
Em resposta, a Secretaria de Educação alegou que a medida geraria impacto financeiro, pois exigiria a contratação de mais profissionais, algo não previsto no orçamento municipal. A pasta também afirmou que a adaptação do horário escolar às diferentes realidades dos trabalhadores é inviável.
“Não há mais um horário comercial único e padronizado. Existem diversas jornadas e diferentes realidades sociais, o que torna impossível ajustar o funcionamento das creches para atender a todas essas demandas”, argumentou a secretária Renata Azevedo no documento enviado à Câmara.
O programa de governo do prefeito Fábio Candido (PL) prevê a ampliação do horário de atendimento em regiões afastadas do centro e aos fins de semana para atender pais que trabalham. No entanto, não há previsão para a implementação da medida.
- Política1 dia
Duplicação da BR-153 deve começar em dois meses, afirma concessionária
- Política2 dias
Entidades repudiam publicação de vídeo da intimação de Bolsonaro
- Cidades1 dia
“Não vou te matar agora… Mas eu vou fazer”, diz agressor para vítima
- Artigos1 dia
Polícia Militar prende traficante após perseguição por avenidas de Rio Preto