Política
Quatro escolas de Rio Preto sinalizam interesse no modelo cívico-militar
Consulta pública ainda terá novas rodadas de votação

Quatro escolas estaduais de São José do Rio Preto aprovaram a adesão ao modelo cívico-militar na primeira rodada de consulta pública realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). A votação ocorreu entre 17 e 31 de março, com a participação de alunos, pais, responsáveis e equipes escolares.
Segundo a lista publicada no Diário Oficial do Estado, as unidades interessadas são: Escola Estadual Zulmira da Silva Salles (Jardim Urano), Professor Victor Britto Bastos (Vila Maceno), Professor Octacílio Alves de Almeida (Conjunto Habitacional São José do Rio Preto I) e a escola do Parque das Aroeiras II.
Além das quatro escolas de Rio Preto, outras cinco unidades da região metropolitana, que abrange 37 cidades, também manifestaram interesse no programa, incluindo escolas de José Bonifácio, Tanabi, Nova Granada e duas de Olímpia.
Próximas etapas da votação
Em todo o estado, 302 escolas demonstraram interesse inicial no programa, mas a previsão é de que até 100 unidades adotem o modelo a partir do segundo semestre de 2025.
Até esta sexta-feira (4), diretores devem confirmar o interesse na continuidade do processo. A segunda rodada de votação acontecerá pela plataforma Secretaria Escolar Digital (SED) entre os dias 7 e 9 de abril. Caso seja necessária uma terceira votação, o período previsto é 15 a 17 de abril. O resultado final será divulgado em 25 de abril.
Se mais de 100 escolas forem aprovadas, critérios de desempate serão aplicados, como a proximidade de até dois quilômetros de uma unidade que não aderiu ao programa, o número de votos favoráveis e a oferta de múltiplos níveis de ensino (Ensino Fundamental e Médio).
Funcionamento das escolas cívico-militares
As unidades que adotarem o modelo seguirão o Currículo Paulista, definido pela Seduc-SP. O processo de seleção dos monitores ficará sob responsabilidade da Secretaria da Educação, com apoio da Secretaria da Segurança Pública, que emitirá declarações sobre o comportamento e possíveis processos criminais ou administrativos envolvendo os candidatos a monitor.
- Política2 dias
Saúde identifica 14 médicos fantasmas na rede pública
- Cidades1 dia
‘Minha filha é maior do que isso’, diz mãe de médica morta em Rio Preto
- Política2 dias
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 18 de abril
- Cidades1 dia
Em operação, Polícia Civil captura assassino foragido há quase 1 ano