Redes Sociais

Política

Câmara define frente parlamentar sobre moradores de rua

Grupo pretende acompanhar os andamentos da possível mudança do Centro Pop para o bairro Boa Vista

Publicado há

em

Divulgação/TV Câmara

A Câmara de Rio Preto oficializou nesta semana a criação da Frente Parlamentar de Acompanhamento do Atendimento Especializado à População em Situação de Rua. A iniciativa tem como foco monitorar políticas públicas destinadas a esse segmento, com atenção especial à possível mudança do Centro Pop para o bairro Boa Vista.

O colegiado será presidido pelo vereador Jonathan Santos (Republicanos). O vice-presidente será Felipe Alcalá (PL), com Dinho Alahmar (PL) na secretaria-geral e Abner Tofanelli (PSB) na coordenação institucional. Todos integram a base de apoio do prefeito Fábio Candido (PL).

A frente foi composta por meio de acordo entre parlamentares da base do Executivo e conta com a adesão de 19 vereadores. Também participam cinco representantes da comunidade do Boa Vista, entre moradores e comerciantes.

A criação do grupo ocorre em meio à polêmica envolvendo a proposta do Executivo de transferir o Centro Pop — atualmente localizado nas imediações do viaduto Jordão Reis — para uma nova estrutura no Boa Vista. A ideia seria instalar um centro com funcionamento 24 horas e serviços ampliados, em parceria com uma rede atacadista. A proposta, no entanto, gerou reações negativas por parte da população local e de parlamentares.

A formação da frente parlamentar acabou enfraquecendo a movimentação de alguns vereadores que defendiam a instalação de uma CPI para investigar o processo de mudança do equipamento.

Apesar da repercussão, o governo municipal informou que ainda não há definição sobre a nova localização do Centro Pop. Vereadores que integram a frente já manifestaram publicamente oposição à transferência para o Boa Vista.

Ficaram de fora da frente os vereadores Alexandre Montenegro (PL), Jean Dornelas (MDB), João Paulo Rillo (PSOL) e Rossini Diniz (MDB).

Além da atuação da frente parlamentar, a Prefeitura anunciou que irá publicar um decreto para retomar os trabalhos do comitê municipal voltado à população em situação de rua. O vice-prefeito e secretário de Obras, Fábio Marcondes (PL), será o responsável pela coordenação do grupo.

AS MAIS LIDAS