Redes Sociais

Política

Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 30 de maio

Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional

Publicado há

em

A pressa inimiga

Ao anunciar pela primeira vez a mudança do Centro Pop, o prefeito Fábio Candido (PL) gerou uma inesperada reação em cadeia que está custando caro ao governo. Na ocasião da comemoração do aniversário da cidade, Fábio Candido achou que seria interessante dar detalhes. Naquele momento, em entrevista coletiva, o prefeito afirmou que o novo local seria o terreno em frente à Secretaria de Bem-Estar Animal.

Empolgação

Naquela ocasião, Fábio Candido ainda acrescentou que o local onde hoje se encontra o Centro Pop se transformaria em uma creche infantil e uma creche para idosos. Já o novo equipamento de atendimento aos moradores em situação de rua seria construído com investimento do grupo Assaí Atacadista. O vídeo da coletiva com as falas do prefeito, inclusive, está disponível no Instagram dele. Não há como negar aquelas declarações.

Off line

Porém, o vice-prefeito Fábio Marcondes (PL) afirmou, em entrevista na última terça-feira (27), durante a sessão da Câmara, que o prefeito nunca disse que o Centro Pop seria no bairro Boa Vista. Talvez Marcondes não tenha assistido ao vídeo com atenção. Talvez esteja se valendo da máxima de que “uma mentira dita várias vezes se torna verdade”. Fato é que as falas do prefeito estão amplamente divulgadas.

Mudanças

As declarações públicas do prefeito não caíram bem entre a população do bairro Boa Vista, e isso foi só o começo de uma avalanche que pode culminar na demissão do secretário de Assistência Social, Frederico Izidoro. A decisão do prefeito não seria recente. Fábio Candido já tinha cogitado a mudança na pasta, mas a reforma do secretariado está sendo feita aos poucos.

Principiantes

Há quem afirme que o desligamento de Izidoro é iminente e que a decisão definitiva foi tomada em uma reunião no gabinete do prefeito, na última segunda-feira (26). O motivo: ter dito que a mudança caberia ao prefeito. Cotada para substituir Izidoro está Sandra Reis, atual secretária de Habitação. No entanto, o nome ainda está sob análise, uma vez que a pasta é uma das que mais demandam atenção do governo atualmente.

Surpresa

A justificativa perfeita para recuar na mudança do Centro Pop já começou a ser aventada. Alguém levantou – e vem sendo frequentemente citada – uma suposta lei que proibiria a instalação de equipamentos públicos semelhantes a mais de 1,5 quilômetros da região central da cidade. Enquanto isso, os vereadores da base aliada do governo tentam barrar uma CPI para investigar toda a história, incluindo a parte da obra do hipermercado.

CPI do Centro Pop

O objetivo da CPI não é apenas investigar a mudança do Centro Pop, conforme João Paulo Rillo (PSOL) declarou na tribuna. Um dos questionamentos do parlamentar é em relação à obra. Segundo ele, a construtora tem a posse do terreno, mas não possui a matrícula. No entanto, há um alvará para a realização da obra. Mexer com isso, neste momento, pode levar à paralisação de tudo e, consequentemente, ao atraso no início das atividades.

Frente Parlamentar

Para barrar a abertura da CPI, Jonathan Santos (Republicanos) pediu a reabertura da Frente Parlamentar de Acompanhamento do Atendimento Especializado à População em Situação de Rua. Na verdade, o vereador assumiu a dianteira do assunto porque, segundo Felipe Alcalá (PL), a reabertura foi um pedido do prefeito. A frente parlamentar foi aberta com o apoio de 19 vereadores – apenas quatro deles não aderiram.

Dois lados

Alcalá foi o primeiro a declarar que não assinaria a CPI de Rillo. Ele foi seguido por cabo Júlio Donizete (PSD) e Dinho Alahmar (PL), que também manifestaram a decisão de não aderir. Por outro lado, Pedro Roberto (Republicanos), Alexandre Montenegro (PL) e Renato Pupo (Avante) assinaram o pedido de CPI. Abner Tofanelli (PSB) ficou na ameaça e disse que, se o governo não anunciar mudanças até o fim de semana, vai assinar também.

Dos dois lados

Além de Rillo e Montenegro, não assinaram a Frente Parlamentar os vereadores Jean Dornelas e Rossini Diniz (MDB). Dornelas prometeu que vai assinar a CPI. Os únicos que estão dos dois lados são Renato Pupo e Pedro Roberto. A Frente Parlamentar é da base aliada, será presidida por Jonathan Santos e tem como vice-presidente o Alcalá. Dinho Alahmar é o secretário-geral, e Abner Tofanelli, o coordenador institucional.

Strip-tease

Montenegro protagonizou uma cena inédita na Câmara. O vereador literalmente tirou o paletó e a gravata na tribuna e ficou a dois botões de responder por quebra de decoro. Durante o ato, Montenegro pediu aos políticos que se despedissem das “roupas do poder” e voltassem aos tempos em que estavam no corpo a corpo com o eleitor. O vereador está em rota de colisão com o partido e já foi até ameaçado de expulsão.

Direitos Humanos

O leitor desta coluna deve se lembrar que, no dia 17 de outubro de 2024, o Jornal Gazeta de Rio Preto trouxe que o então candidato Fábio Candido afirmou, em entrevista à TV Tem, a criação da Secretaria de Direitos Humanos. Na ocasião, ele esclareceu que pretendia acabar com a pasta de Direito das Mulheres, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, e acomodar a questão das pessoas em situação de rua na nova secretaria.

Promessas

Na época, pessoas muito próximas a Fábio Candido negaram o assunto e afirmaram que o então candidato jamais teria dito, inclusive, que pretendia ainda a criação de uma Secretaria de Assuntos Religiosos. Segundo o Fábio Candido, sem mais detalhes na ocasião, seria algo como uma subsecretaria para facilitar a vida de religiosos. O anúncio feito pelo agora prefeito inclui apenas a Secretaria de Direitos Humanos.

Aniversário da GCM

O evento do 19º aniversário da Guarda Civil Municipal (GCM) foi recheado de novidades para a corporação: novo hino, novo brasão e novas viaturas. Os veículos ainda não estão nas ruas, mas até a cor deles já foi mudada. Os carros deixam o tradicional azul marinho e passam a ter detalhes em preto. Ponto alto do evento foi quando uma viatura entrou no palco do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Tinha até sirenes ligadas.

Aproveitando

Fábio Candido aproveitou o momento para cobrar os vereadores sobre o projeto das Parcerias Público-Privadas (PPPs). Mesmo com poucos deles presentes, o prefeito falou que precisa da aprovação do texto como está, indicando que não gostou de nenhuma das oito emendas que foram apresentadas, e prometeu o Smart City em funcionamento até o fim do ano. Um dos citados nominalmente foi Montenegro, por acaso, agente da GCM.

Eleições 2028

Pode parecer que ainda vai demorar, mas as próximas eleições municipais já estão logo ali para Anderson Branco (Novo). Na semana passada, o vereador foi em Ribeirão Preto. Na agenda, estava um encontro com o presidente estadual do partido, Cristian Loubauer, para reestruturar o diretório municipal. No entanto, parece ele voltou sem resposta. Nas redes sociais, Branco chegou a postar uma foto, mas apagou dias depois.

Ameaças

Foi apurado que Branco teria exigido montar o grupo, com a promessa de deixar o partido na próxima janela eleitoral ou liberação partidária. O vereador não confirma nem conta os motivos de ter apagado a foto, mas a única certeza dessa história é que ele não quer passar mais perrengues, como passou nas últimas eleições, quando correu o risco de ficar sem legenda e fora da disputa. Coincidência ou não, ele foi o único eleito pelo Novo.

AS MAIS LIDAS