Redes Sociais

Política

Médica é denunciada por difamação contra diretor do SAMU em Rio Preto

Merabe Muniz é acusada de ofender publicamente servidor público e pode responder por crime cuja pena ultrapassa dois anos

Publicado há

em

Reprodução/Redes Sociais

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) apresentou denúncia contra a médica Merabe Muniz Diniz Cabral por supostos crimes de difamação contra o diretor técnico do SAMU de Rio Preto, Rodrigo Tadeu Rodrigues Silvestre. As acusações têm como base publicações feitas pela médica em seu perfil na rede social Instagram, no dia 26 de janeiro deste ano.

De acordo com a denúncia, assinada pelo 12º Promotor de Justiça, Horival Marques de Freitas Junior, Merabe teria atribuído falsamente a Silvestre a responsabilidade por uma agressão a um colega de trabalho e pela morte de um paciente, que teria ocorrido em decorrência de demora no atendimento prestado pelo SAMU. A médica também teria insinuado que a nomeação de Silvestre foi motivada por favorecimento político, associando sua escolha à proximidade com o secretário municipal de Saúde, Rubem Bottas.

O Ministério Público classificou as condutas como continuidade delitiva, enquadrando-as em quatro artigos do Código Penal. A pena somada para esse tipo de crime pode ultrapassar dois anos de reclusão, o que afasta a possibilidade de tramitação pelo Juizado Especial Criminal. A promotoria destacou ainda que a denunciada recusou proposta de transação penal — medida que poderia encerrar o caso sem abertura de processo.

Com o oferecimento da denúncia, o MP também solicitou a redistribuição do processo para uma das Varas Criminais da comarca de Rio Preto, além da notificação da suposta vítima e a comunicação ao Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) para atualização do registro criminal da acusada.

Caso a denúncia seja aceita pelo Judiciário, Merabe Muniz deverá ser citada e terá um prazo de dez dias para apresentar resposta à acusação. O MP também requereu o depoimento do denunciante e o interrogatório da médica como parte do trâmite processual.

O processo segue em andamento.

 

AS MAIS LIDAS