Política
Vereadores repudiam mudança do Centro POP para o bairro Boa Vista
Moção demonstra o descontentamento dos parlamentares com a mudança de atendimento aos moradores de rua

Os vereadores de Rio Preto aprovaram, na sessão desta terça-feira (13), uma moção de repúdio contra a proposta do prefeito Fábio Candido (PL) de transferir o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) do centro da cidade para o bairro Boa Vista. A iniciativa foi apresentada pelo vereador João Paulo Rillo (PSOL).
Rillo criticou a mudança, alegando que o bairro Boa Vista é majoritariamente residencial, com predominância de moradores idosos. Segundo ele, há suspeitas de que a transferência esteja relacionada à inauguração de um grande supermercado em frente ao atual endereço do Centro POP. “Há uma ilação de que a razão da transferência seja a valorização imobiliária da área”, afirmou.
O parlamentar também destacou que, ao assumir a Secretaria de Assistência Social, Frederico Izidoro havia afirmado que o Centro POP permaneceria na região central, preferencialmente ao lado do restaurante Bom Prato. “A mudança desse equipamento público não pode ocorrer sem consulta pública e diálogo com a comunidade. É preciso garantir uma solução duradoura para toda a sociedade, especialmente para a população em situação de rua”, disse Rillo.
Na sessão marcada para a próxima terça-feira (20) os vereadores votarão a convocação do secretário Frederico Izidoro para prestar esclarecimentos sobre a proposta de mudança. O pedido foi feito pelo vereador Jean Dornelas (MDB).
Dornelas também questionou os motivos da realocação. “O local atual foi construído para esse fim, não tem vizinhança próxima, está estruturado e tem espaço para expansão. Não há justificativa para levar o Centro um quilômetro e meio dali. Queremos saber se houve interferência de interesses privados, como o pedido do mercado, e se há contrapartidas envolvidas. A população quer respostas”, afirmou.