Redes Sociais

Política

Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 27 de junho

Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional

Publicado há

em

Visitinha

Na última quarta-feira (25), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que vem fazendo um tour pelo interior nas últimas semanas, desembarcou em Rio Preto. Ele participou da entrega das chaves 212 de casas populares no residencial José Bernardes Coelho, na região norte da cidade, além de documentos de regularização fundiária de 676 imóveis em três municípios da região.

Acompanhantes

As unidades fazem parte de uma parceria entre os programas Casa Paulista e Minha Casa, Minha Vida, com financiamento da Caixa Econômica Federal. Por isso, participaram do evento o secretário estadual de Habitação, Marcelo Branco, e o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, que representou o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

Mais gente

Discursaram Danilo Campetti (Republicanos), Itamar Borges (MDB) e Valdomiro Lopes (PSB) como deputados estaduais, além de Luiz Carlos Motta (PL) e do mais novo rio-pretense Paulo Bilynskyj (PL), como deputados federais. Claro que o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, e a secretária estadual de Esportes, Helena Reis, também marcaram presença no evento e ao lado do governador na coletiva.

Crédito

Na sequência, Tarcísio visitou o Hospital de Base, onde anunciou a liberação de recursos para implantação de um Centro de Tratamento de Queimados, que será referência estadual. Ele também confirmou o repasse de verbas para modernização e ampliação do centro cirúrgico especializado no tratamento de fendas palatinas. Quem ganhou os créditos por ter trazido o governador foi Campetti.

Alvitrados

Alguns vereadores passaram por lá. Alexandre Montenegro (PL) e Abner Tofanelli (PSB) apenas deram aquela passadinha rápida para marcar presença. Luciano Julião (PL) representou todos eles no palanque, como presidente da Câmara. Jonathan Santos (Republicanos) e Bruno Marinho (PRD) ficaram na fila do gargalo. Já Felipe Alcalá (PL) ficou coladinho no Tarcísio o tempo todo que conseguiu.

Esvaziado

O evento foi marcado pelo vento gelado, em uma das manhãs mais frias do ano até agora. Talvez as baixas temperaturas tenham contribuído para o número de pessoas no local, em comparação a outros eventos semelhantes já realizados na cidade. No entanto, apesar de não ter um número tão expressivo assim de gente, foi possível ouvir as reações aos discursos dos políticos.

Aaaaaaaaahhh!!!!

A grande surpresa ficou para o penúltimo discurso, o do prefeito Fábio Candido (PL). O anfitrião da cidade pegou o microfone e começou falando do projeto de Parcerias Público-Privadas (PPPs), que tramita na Câmara. Disse que o texto prevê tudo o que o governo estadual faz hoje e tentou lacrar ao dizer que apoia o “sempre presidente Jair Bolsonaro”, mas ouviu um uníssono “aaaaaaaahh” de desdém vindo da plateia.

Conselho

Tarcísio deu um conselho de ouro ao prefeito. Depois de contar a experiência pessoal do início do governo, quando deu todas as diretrizes para os secretários e técnicos da administração iniciarem os trabalhos e colocar tudo em prática, o governador disse que virou para a equipe e declarou estar aliviado. “Na sequência, perguntei: ‘E agora, o que eu faço?’ E me responderam: ‘Deixa com a gente! Apenas sorria e acene’”, contou Tarcísio.

Olha ela

Figurinha constante nos bastidores da política, a médica Merabe Muniz esteve no evento e não quis passar despercebida. Ela passeou entre os políticos, conversou bastante e não perdeu a oportunidade de dar aquela cutucadinha no desafeto, o prefeito. Grudada na grade, ela estendeu a mão para o governador e diversas outras autoridades, e riu quando o prefeito não quis cumprimentá-la. Tem até vídeo do momento nas redes sociais.

Cavalheiros

Quem também não se rende às picuinhas políticas e aproveita o momento para se divertir é Itamar Borges. Também desafeto do prefeito, o deputado continua na árdua missão de distribuir beijinhos e abraços por todos os lugares – e não foi diferente por aqui. Apesar de um tratamento ainda pouco amistoso por parte de Fábio Candido, Itamar ainda não tem a intimidade de beijá-lo, mas já conseguiu um aperto de mão. Cena improvável até então.

“Não, obrigado”

Tarcísio rechaçou a ideia de ser candidato à Presidência no ano que vem. O governador afirmou veementemente que tem planos para o Estado e que pretende a reeleição para governador. “Meu candidato a presidente é Jair Bolsonaro. Acredito plenamente na reabilitação dele”, defendeu Tarcísio. O governador também defendeu a anistia e disse que é necessário “discutir uma agenda nacional sem ideologias” nos próximos governos.

Vai, mas volta

O tour de Tarcísio ficou limitado somente a Rio Preto. Ali no palanque mesmo, ele recebeu e cumprimentou os prefeitos das cidades de Nova Aliança e Nipoã, além de alguns outros que também vieram só para ver o governador de perto. Apesar da rápida visita, ele prometeu que volta em breve. A futura agenda será para a inauguração do Hospital de Mirassol, cujas obras devem terminar em outubro deste ano.

Balança, mas não cai

Tarcísio confirmou que o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, continua na pasta. A saída dele, segundo aliados, tem como objetivo permitir que ele reassuma o mandato de deputado federal e se prepare para disputar o Senado em 2026. Derrite publicou vídeo recentemente dizendo que não descarta a possibilidade, mas fez questão de negar uma possível insatisfação por parte do governador.

De saída

A saída definitiva de José Heitor dos Santos da Secretaria de Serviços Gerais já era dada como certa desde o início da semana. Nesta quinta-feira (26), ele oficializou a exoneração, alegando motivos pessoais para deixar a pasta. De forma interina, Paulo Pagotto, atual secretário de Meio Ambiente, foi o escolhido. No entanto, a pasta é vista como uma das mais importantes e bastante disputada.

Comemorações

Anderson Branco (Novo) não escondeu a felicidade com a saída de José Heitor. Nas redes sociais, o vereador estava “comemorando” a despedida do secretário que o bloqueou no WhatsApp. “Secretário arrogante, deveria tratar as questões públicas com impessoalidade e não fez, péssimo secretário e insensível, cidade abandonada pelo mato alto e muita sujeira, principalmente na zona norte. Foi tarde”, escreveu Branco.

Cotados

O primeiro nome que surgiu para substituir o ex-promotor foi Paulo Pauléra (Progressistas). O vereador já passou pela pasta. No entanto, ainda tem outros nomes aparecem nas inúmeras especulações. Um deles é o de Demecio da Silva, aliado de Eleuses Paiva, do PSD. Outro cotado seria Jorge Menezes (PSD). José Heitor foi indicação do ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB), apoiador de Fábio Candido no segundo turno.

Contas

Quem aposta que Jorge Menezes pode ir para a pasta, aponta que o vereador tem dado uma certa dor de cabeça para o governo com muitas críticas e desgastes públicos. Nesta linha de raciocínio, o prefeito se livraria de um problema, além de conseguir neutralizar um ferrenho crítico, ainda conseguiria colocar Robson Ricci na Câmara, visto como um excelente aliado pelo governo. A aposta é de que a pasta é do PSD de qualquer forma.

E pode ter mais

A aposta dobra quando se pergunta quem será o próximo secretário a deixar o governo. Há quem defenda que será o de Saúde, Rubem Bottas, e não será por incompetência, mas devido aos problemas judiciais que ele enfrenta. Dizem que a pasta deve ser entregue também ao PSD, para selar o apoio definitivo de Eleuses, e que o escolhido pode ser Aldenis Borim. A única coisa certa nessa história é que o burburinho já está rolando.

AS MAIS LIDAS