Política
PL abre processo contra vereador Montenegro
Vereador pode ser expulso do partido após críticas ao prefeito Fábio Candido

O diretório municipal do PL em São José do Rio Preto abriu um processo disciplinar contra o vereador Alexandre Montenegro. A medida, anunciada nesta sexta-feira (6), pode resultar na expulsão do parlamentar da sigla.
A iniciativa representa mais um capítulo da disputa entre Montenegro e o prefeito Fábio Candido (PL), de quem o vereador se tornou um dos principais críticos na Câmara.
O comunicado à imprensa foi assinado pelo vice-presidente do PL local, Mauro Alves dos Santos, atual secretário municipal de Planejamento e aliado de Candido. O presidente da legenda no município, o deputado federal Luiz Carlos Motta, não foi mencionado na nota.
Segundo o texto, a decisão foi tomada após consulta à Executiva Nacional do partido e tem como base “sucessivas manifestações públicas de desrespeito ao prefeito e a filiados do partido, em afronta ao Código de Ética e à disciplina partidária”.
O documento ainda compara o comportamento de Montenegro ao de outros políticos considerados “traidores”, que teriam se distanciado dos princípios defendidos na campanha após eleitos com apoio do PL.
A Comissão de Ética do partido foi formalmente constituída e acompanhará o processo, que contará com suporte jurídico. Até a conclusão, Montenegro poderá ser suspenso das atividades partidárias e de comissões internas.
O anúncio coincidiu com a divulgação de fotos do vereador ao lado de lideranças do Republicanos, entre elas o deputado estadual Danilo Campetti, adversário político do prefeito.
Paralelamente, Candido determinou o cancelamento da licença não remunerada de Montenegro na Guarda Civil Municipal (GCM), o que levou o vereador a acionar a Justiça para tentar reverter a medida.
Pelas redes sociais, Montenegro convocou seus eleitores para acompanharem a sessão da próxima terça-feira (10), às 14h. “É uma tentativa de me expulsar e de tirar meu mandato”, afirmou. Ele também criticou o processo, destacando que “quem responde inquérito por injúria racial não sofre sanção, mas eu, que defendo os princípios e a população, sim”.
Confira a nota do partido na íntegra:
“PL abre processo disciplinar contra vereador Alexandre Monte Negro
Após diálogo com a Executiva Nacional do Partido Liberal (PL), o diretório municipal de São José do Rio Preto decidiu instaurar processo disciplinar contra o vereador Alexandre Monte Negro.
A medida foi tomada diante de sucessivas manifestações públicas de desrespeito ao prefeito municipal e a filiados do partido, em afronta clara ao Código de Ética e à disciplina partidária. O comportamento do parlamentar tem sido comparado internamente ao de outros traidores que, após se elegerem com o apoio da direita e do PL, passaram a adotar posturas incompatíveis com os valores que defenderam em campanha.
A Comissão de Ética foi oficialmente constituída e o processo será conduzido com acompanhamento jurídico, garantindo a ampla defesa e o contraditório. Até a conclusão dos trabalhos, o vereador poderá ficar suspenso das atividades partidárias, comissões …
O Partido Liberal reafirma seu compromisso com a ética, a lealdade e o respeito institucional.
Cel. Mauro
Vice-presidente do PL Rio Preto”