Redes Sociais

Política

Vereadora propõe “Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”

Iniciativa prevê também premiação anual para pessoas e instituições que atuam no combate ao racismo

Publicado há

em

Divulgação/TV Câmara

A vereadora Márcia Caldas (PL) protocolou na Câmara de Rio Preto um projeto de lei que propõe a criação do “Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, a ser comemorado anualmente no dia 25 de julho.

A proposta busca dar visibilidade às mulheres negras e valorizar suas conquistas sociais, políticas e econômicas. Entre os objetivos, estão o combate à discriminação racial e de gênero e a promoção da igualdade de oportunidades nas áreas da saúde, educação, trabalho e economia.

De acordo com o texto, caberá ao poder público implementar ações como campanhas educativas, palestras e eventos culturais que celebrem a cultura afro-brasileira, afro-latino-americana e caribenha. O projeto também prevê a criação de programas de empoderamento econômico e capacitação profissional para mulheres negras.

Uma das diretrizes previstas é a criação do Prêmio Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a ser concedido anualmente a mulheres, empresas, organizações ou instituições que tenham prestado relevantes serviços à comunidade negra, especialmente no combate ao racismo e à desigualdade étnico-racial em Rio Preto.

Ainda não há data definida para a votação do projeto em plenário.

AS MAIS LIDAS