Política
Justiça autoriza vítima a atuar como assistente de acusação contra Marcondes
Vice-prefeito e secretário de Obras é réu por injúria racial

A Justiça de Mirassol autorizou que a vítima do caso de injúria racial envolvendo o vice-prefeito de Rio Preto, Fábio Marcondes (PL), atue como assistente de acusação no processo. A decisão foi proferida pela juíza Natália Berti, da 1ª Vara de Mirassol, com base nos artigos do Código de Processo Penal (CPP).
O caso ocorreu em fevereiro deste ano, após uma partida de futebol na cidade, e tem como vítima o segurança Adilson Antônio de Oliveira. Com a decisão, Adilson passa a atuar ao lado do Ministério Público, mas sem substituí-lo, uma vez que a legislação prevê que o assistente de acusação tem papel complementar no processo criminal.
De acordo com o CPP, a vítima pode se habilitar como assistente após o recebimento da denúncia e antes do encerramento do processo. A atuação permite acompanhar a acusação, propor provas, sugerir diligências e participar dos debates, sempre sob a supervisão e com o aval do Ministério Público. O assistente também pode se manifestar em recursos apresentados pelo MP ou recorrer, em casos específicos, quando o órgão não o fizer.
Apesar de garantir maior participação da vítima no andamento do processo, a lei impõe limites claros à sua atuação. O assistente não pode oferecer denúncia, desistir da ação penal, firmar acordos de não persecução ou interferir em pedidos de habeas corpus. O Tribunal de Justiça de São Paulo já consolidou o entendimento de que essa participação tem caráter auxiliar, assegurando voz à vítima, mas preservando o protagonismo do Ministério Público na acusação.
Com a decisão da juíza, o Ministério Público e o assistente de acusação terão um prazo de dez dias para se manifestar sobre questões levantadas pela defesa no processo.
Cidades2 diasMotociclista morre após bater em poste na Av. dos Estudantes
Cidades2 dias‘Olho por Olho’ prende investigado por homicídio e tráfico em Rio Preto
Política1 diaCom presença de Zé Dirceu, PT formaliza filiação de Rillo
Cidades2 diasJovem tem celular roubado por homem armado com réplica em Rio Preto



