Política
MP italiano emite parecer favorável à extradição de Carla Zambelli
Advocacia-Geral da União divulgou a informação nesta quarta-feira (22)

O Ministério Público da Itália manifestou-se favoravelmente à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (22) pela Advocacia-Geral da União (AGU).
A parlamentar encontra-se sob prisão cautelar em território italiano desde 29 de julho, por determinação da Justiça local, que identificou risco elevado de fuga.
Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à pena de prisão em razão de sua participação na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O hacker Walter Delgatti, que confessou envolvimento no caso, também foi condenado na mesma ação.
Antes que a condenação do Supremo transitasse em julgado, a deputada fugiu para a Itália, motivo pelo qual foi incluída na difusão vermelha da Interpol. Em julho, Zambelli foi capturada nas proximidades de Roma.
Enquanto já se encontrava sob custódia italiana, o STF proferiu nova condenação contra a parlamentar, relacionada ao episódio em que ela perseguiu um homem portando uma arma de fogo nas ruas de São Paulo.
Nessa ação, Zambelli foi sentenciada a cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Ainda cabe recurso contra essa decisão.
Atualmente, a deputada é alvo de um processo de extradição e permanece detida na Penitenciária Feminina de Rebibbia, em Roma, aguardando a decisão final sobre o caso.
Cidades2 diasMulher morre cinco dias após acidente com caminhonete na Murchid
Política2 diasMP reforça validade de relatório com IA e rebate defesa de Marcondes
Nacional1 diaCiclone causa destruição, deixa 4 mortos e 400 feridos no Paraná
Política2 diasPrefeito veta projeto que obriga ar-condicionado em escolas municipais



