Política
Partido Novo autoriza desfiliação de Branco sem risco de perda de mandato
Político segue como secretário de Governo, enquanto a cadeira dele na Câmara é ocupada por Marcelo Renato (Novo)

O Diretório Estadual do Partido Novo autorizou a desfiliação do vereador Anderson Branco da legenda. Em comunicado enviado à Câmara de Rio Preto, a sigla afirmou que a saída ocorre em comum acordo e não configura infidelidade partidária, não gerando qualquer sanção ao parlamentar.
O documento é assinado pelo presidente estadual do Novo, Fernando Henrique Meira de Castro, e destaca que o partido não tem interesse em reivindicar judicialmente a cadeira atualmente ocupada pelo vereador.
“Agradeço a oportunidade que tive no Partido Novo. Meu ciclo acredito que terminou, e sigo minha vida política trabalhando sempre pela população”, afirmou Branco ao comunicar sua saída.
Branco foi eleito para o terceiro mandato como vereador — os dois primeiros foram pelo PL. Em 2025, foi condenado por homofobia a dois anos e três meses de reclusão em regime aberto, com substituição da pena por prestação de serviços à comunidade, devido a uma postagem feita em 2021. Em setembro deste ano, ele foi nomeado secretário de Governo na administração municipal.
A carta de anuência do Novo atende ao entendimento consolidado pela Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que, havendo anuência da sigla, a desfiliação não implica perda do mandato, sendo considerada justa causa para a mudança de partido.
Cidades2 diasMulher morre cinco dias após acidente com caminhonete na Murchid
Política2 diasMP reforça validade de relatório com IA e rebate defesa de Marcondes
Nacional1 diaCiclone causa destruição, deixa 4 mortos e 400 feridos no Paraná
Política2 diasPrefeito veta projeto que obriga ar-condicionado em escolas municipais



