Redes Sociais

Região

Sanessol inicia construção de terceira Estação de Tratamento em Mirassol

Para atingir à universalização dos serviços de água e esgoto em Mirassol, concessionária começa as obras de mais uma estação de tratamento com investimentos de R$11 milhões. O prazo para conclusão da ETE é fevereiro de 2019

Publicado há

em

A terceira Estação de Tratamento de Esgoto de Mirassol, que será entregue até o fevereiro de 2019, colocará o município no topo do ranking do saneamento. A ETE será instalada próximo ao córrego Fartura em uma área de 15 mil metros quadrados com investimento de 11 milhões de reais para a implantação do sistema composto pela estação e emissários.

Segundo a gerente operacional da Sanessol, Mirian Sampaio, as primeiras etapas da construção serão a terraplanagem e fundação que devem ser concluídas até setembro. Os próximos passos serão superestruturas, edificações, montagens mecânica, hidráulica e acabamentos.

“Atualmente Mirassol consegue tratar 80% do esgoto lançando, com a construção da nova ETE a expectativa é atingir uma eficiência de tratamento de 97% a 99% a partir de 2019. Hoje é possível fazer o tratamento de até 144 litros por segundo e passará para 185 litros por segundo” explica a gerente.

O diretor da de operação da Iguá Saneamentos, Perícles Weber, explica a importância da construção da estação de tratamentos para a cidade.

“Mirassol entra em um ranking de municípios restrito no Brasil, que consegue a universalização do saneamento (100% do esgoto tratado). Em seis meses, em fevereiro de 2019, todo o esgoto de Mirassol será coletado e tratado. Significa menos poluição ambiental, redução de doenças de veiculação hídricas. A estação que está sendo construída no município, ela é hoje o que tem mais de moderno e garante um total tratamento e uma eliminação da poluição”.

“Ao longo dos 11 anos de existência do Instituto Trata Brasil, temos testemunhado a dificuldade dos municípios em conseguir avanços concretos no acesso das pessoas aos serviços do saneamento básico, principalmente à água potável, coleta e tratamento dos esgotos. Quando vemos um município avançar, como é o caso de Mirassol, é motivo de grande alegria, pois mostra que é sim possível imaginar um dia vivermos num país onde todos tenham o que esta linda cidade está conseguindo, com esforço e perseverança”, conta o presidente do Instituto, Édison Carlos.

Com esta obra concluída, serão atendidos os Condomínio Tedeschi, Condomínio Fartura, Parte do centro, São José, Renascença, Vale do Sol, Mira-Flores, Cohab I, Pq. Da nascente do São José, São Bernardo IV, San Diego, contarão, além da coleta e afastamento existentes, agora também com o tratamento de esgoto.

AS MAIS LIDAS