Região
Sanessol inicia construção de terceira Estação de Tratamento em Mirassol
Para atingir à universalização dos serviços de água e esgoto em Mirassol, concessionária começa as obras de mais uma estação de tratamento com investimentos de R$11 milhões. O prazo para conclusão da ETE é fevereiro de 2019

A terceira Estação de Tratamento de Esgoto de Mirassol, que será entregue até o fevereiro de 2019, colocará o município no topo do ranking do saneamento. A ETE será instalada próximo ao córrego Fartura em uma área de 15 mil metros quadrados com investimento de 11 milhões de reais para a implantação do sistema composto pela estação e emissários.
Segundo a gerente operacional da Sanessol, Mirian Sampaio, as primeiras etapas da construção serão a terraplanagem e fundação que devem ser concluídas até setembro. Os próximos passos serão superestruturas, edificações, montagens mecânica, hidráulica e acabamentos.
“Atualmente Mirassol consegue tratar 80% do esgoto lançando, com a construção da nova ETE a expectativa é atingir uma eficiência de tratamento de 97% a 99% a partir de 2019. Hoje é possível fazer o tratamento de até 144 litros por segundo e passará para 185 litros por segundo” explica a gerente.
O diretor da de operação da Iguá Saneamentos, Perícles Weber, explica a importância da construção da estação de tratamentos para a cidade.
“Mirassol entra em um ranking de municípios restrito no Brasil, que consegue a universalização do saneamento (100% do esgoto tratado). Em seis meses, em fevereiro de 2019, todo o esgoto de Mirassol será coletado e tratado. Significa menos poluição ambiental, redução de doenças de veiculação hídricas. A estação que está sendo construída no município, ela é hoje o que tem mais de moderno e garante um total tratamento e uma eliminação da poluição”.
“Ao longo dos 11 anos de existência do Instituto Trata Brasil, temos testemunhado a dificuldade dos municípios em conseguir avanços concretos no acesso das pessoas aos serviços do saneamento básico, principalmente à água potável, coleta e tratamento dos esgotos. Quando vemos um município avançar, como é o caso de Mirassol, é motivo de grande alegria, pois mostra que é sim possível imaginar um dia vivermos num país onde todos tenham o que esta linda cidade está conseguindo, com esforço e perseverança”, conta o presidente do Instituto, Édison Carlos.
Com esta obra concluída, serão atendidos os Condomínio Tedeschi, Condomínio Fartura, Parte do centro, São José, Renascença, Vale do Sol, Mira-Flores, Cohab I, Pq. Da nascente do São José, São Bernardo IV, San Diego, contarão, além da coleta e afastamento existentes, agora também com o tratamento de esgoto.
Cidades1 diaVítimas de Icaraíma tinham registros por estelionato, tráfico e violência, afirma PC
Cidades1 diaMulher morre cinco dias após acidente com caminhonete na Murchid
Cidades1 diaOperação da Dise desmantela ponto de tráfico em boteco de Rio Preto
Cidades1 diaServidoras são afastadas após agressão em creche da região



