Região
Palestina inicia construção de novo sistema de esgoto
Para o prefeito de Palestina, Fernando Luiz Semedo, a obra será de enorme valia para o desenvolvimento do município por atrair novos moradores e novos investimentos para o Distrito
A Esap iniciou na última sexta-feira, dia 25, a construção do sistema de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em Boturuna. Participaram da visita inaugural o prefeito e o vice-prefeito de Palestina, Fernando Luiz Semedo (Nandão) e Reinaldo Cunha, a gerente operacional da concessionária, Mirian Sampaio, e representantes da Prefeitura. Eles conheceram o local da construção da rede coletora. O investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão
Para o prefeito de Palestina, Fernando Luiz Semedo, a obra será de enorme valia para o desenvolvimento do município por atrair novos moradores e novos investimentos para o Distrito.
Cerca de 220 pessoas, que atualmente convivem com o mau cheiro causado pelo esgoto a céu aberto, serão beneficiadas por meio da instalação de redes coletoras, ramais domiciliares, emissários e um sistema de tratamento. A previsão de término da obra é ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo Mirian, os moradores do local ganharão saúde e qualidade de vida com essa melhoria, já que a falta de saneamento gera proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas, além de preservar o meio ambiente “Com este sistema, aproximadamente 95% do esgoto gerado em Palestina será tratado. Ainda este ano, vamos iniciar a construção da infraestrutura de esgoto em Jurupeba, chegando no topo do ranking da universalização com 100% de cobertura de água e esgoto em Palestina”, explica.
Marli Santos Abrantes Barbosa, nascida Guanabi, na Bahia, é moradora de Boturuna desde 1996, e acredita que a obra será muito benéfica para sua família e para os moradores do Distrito, principalmente para a saúde pública. Segundo a moradora, sua filha, Priscila Abrantes Barbosa, que hoje tem 19 anos, em sua infância toda, convivia com vômitos e diarreias em decorrência da falta de saneamento. “Tenho certeza que vai diminuir muito a quantidade de pernilongos e insetos”,diz.
Marli é casada com Valdir Barbosa dos Santos, morador de Boturuna desde 83. Há 12 anos, o casal está construindo a tão sonhada casa própria, e agora, com a implantação do saneamento, eles acreditam que será possível, por meio de um financiamento, finalizar a construção. “Conseguimos erguer nossa casinha, mas ainda falta o acabamento, calçada, piso e pintura. Estamos felizes em receber essa estrutura de esgoto para realizar o nosso sonho”, conta.
Serão implantados cerca de 3,8 mil metros de redes de esgoto onde serão interligadas 75 ligações. Além de coletar o esgoto das residências, as redes coletoras afastarão o esgoto das ruas do Distrito e levarão para um sistema com capacidade para tratar cerca de 145 mil litros de esgoto por dia.
Sobre a Esap – A Esap, controlada pela Iguá Saneamento e Aviva Ambiental, é a concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Palestina.
Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, atendem a cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país.
- Cidades2 dias
Salão de eventos Garden Noor inaugura com grande festa em Rio Preto
- Cidades1 dia
Suspeito de homicídio em Mirassol, adolescente é apreendido pela PM
- Cultura1 dia
Jesus Day: mais de 30 mil pessoas são esperadas neste sábado
- Frederico Tebar2 dias
Confira as notícias da coluna do jornalista Frederico Tebar