Saúde
Estudantes de escola muncipal realizam passeata contra o Aedes
A ação será realizada nesta sexta-feira (dia 26) às 15h30 pelos alunos da escola municipal Deputado Arlindo dos Santos; Os estudantes sairão da unidade com destino à praça da Igreja Santa Terezinha, onde realizarão atividades físicas, cantarão uma paródia sobre o tema e farão a distribuição de panfletos confeccionados pelos próprios alunos
A Escola Municipal Deputado Arlindo dos Santos realizará nesta sexta-feira (dia 26), uma passeata de alerta à necessidade de prevenção e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, da zika e da febre chikungunya. Participarão cerca de 300 alunos.
A ação está marcada para as 15h30. Os estudantes sairão da unidade escolar com destino à praça da Igreja Santa Terezinha, onde realizarão atividades físicas, cantarão uma paródia sobre o tema e farão a distribuição de panfletos confeccionados pelos próprios alunos.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola, Ida Regina Volpato Massarini, o objetivo é conscientizar os estudantes e, consequentemente, a comunidade dos perigos das três doenças e os modos de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Ela conta que além dessa passeata outras atividades também foram realizadas na unidade com o mesmo intuito.
O trabalho começou com os professores orientando os alunos por meio de vídeos, panfletos foram cedidos pela Unidade Básica de Saúdo do bairro Anchieta, a coordenação da unidade promoveu rodas de conversas, foram feitas pesquisas na internet, entre outras ações que ajudaram a subsidiar as propostas de combate ao Aedes.
Para reforçar os dados coletados pelos estudantes, agentes de saúde da Unidade do Parque Industrial percorreram todas as salas de aula e discutiram com os alunos o assunto. Com base nas informações obtidas, todos os 430 estudantes da Escola confeccionaram panfletos sobre a prevenção e combate aos focos do Aedes, que foram distribuídos nas saídas dos períodos.
Nesta semana, as turmas do período da manhã estão promovendo um concurso de desenho com o tema “Combate ao mosquito – o que é certo e o que é errado”.
A passeata de sexta-feira encerra esse primeiro ciclo de ações. A direção acrescenta que o Aedes é um problema que está constantemente sendo abordado na escola.
“O maior objetivo é sensibilizar toda a comunidade local. Temos certeza absoluta de que nossos alunos são potenciais multiplicadores da conscientização sobre assunto de tamanha seriedade, que envolve toda a sociedade”, afirmou Ida.
Hospital de Base
A Funfarme(Fundação Faculdade Regional de Medicina) participa nesta quarta-feira (dia 24) do “Dia da Faxina contra o Aedes”, em parceria com a Coordenadoria de Controle de Doenças, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Cerca de 100 líderes e funcionários percorreram os espaços do Hospital de Base e o Hospital da Criança e Maternidade verificando existência de potenciais criadouros do mosquito. Cartazes e banners serão afixados nas portas dos elevadores e corredores dos hospitais, hemocentro, Lucy Montoro, ambulatório, Instituto do Câncer, laboratório HLab e farmácia de alto custo com o objetivo de mobilizar todos os mais de 4.000 funcionários e também pacientes, acompanhantes e visitantes do complexo hospitalar.
“Queremos sensibilizar também a população e estimular multiplicadores desta iniciativa”, afirmou o superintendente administrativo da Funfarme, Osmar Silva.
- Cidades2 dias
Rio-pretenses são perseguidos no trânsito e agredidos por desconhecido
- Cidades2 dias
Jovem é agredida e ameaçada de morte por bandidos armados em Rio Preto
- Cidades2 dias
Corpo de desconhecido é encontrado em estrada de terra
- Cidades2 dias
Motorista bêbado provoca acidente, é preso, mas paga fiança e acaba liberado