Saúde
Saiba como se livrar do inchaço pré-menstrual
Ginecologista dá dicas de como alterações na alimentação e prática regular de atividades físicas podem combater esse desconforto

O período pré-menstrual é marcado por sintomas desagradáveis em muitas mulheres, como, por exemplo, a sensação de inchaço abdominal. De acordo a especialista em ginecologia e obstetrícia pela Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e também especialista em mastologia pela SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), Lívia Poli, que atende na Partmed, em Rio Preto, esse desconforto pode ser combatido com duas medidas simples: alterações na alimentação e prática de atividades físicas regularmente.
“Aumentar a ingestão de água, assim como de chás diuréticos, trocar o chocolate por frutas como melancia, melão, pera e morango, reduzir a ingestão de café e refrigerantes, assim como de sal na comida são medidas que auxiliam muito a evitar esse desconforto”, afirma a especialista.
Ainda de acordo com Lívia, a prática de atividades físicas regularmente também é importante no combate ao inchaço pré-menstrual. “Além de aliviar esse sintoma, também aumenta a produção de endorfinas pelo nosso organismo, colaborando na melhora do humor, que também pode estar alterado no período pré-menstrual”, enfatiza.
Benefícios da atividade física na menopausa
A prática regular de atividades físicas é importante em todas as etapas da vida, trazendo benefícios também no período da menopausa.
De acordo com a especialista em ginecologia, obstetrícia e mastologia, Lívia Poli, a realização de três horas de exercícios físicos por semana é capaz de reduzir a perda óssea e aumentar a massa muscular, prevenindo o surgimento da osteoporose. “Não precisa ser exercício de alto impacto. Uma simples caminhada feita regularmente é capaz de trazer esse benefício entre outros”, afirma.
Segundo a ginecologista, a prevenção de doenças cardiovasculares, o controle do colesterol e também da glicose sanguínea são outros benefícios que essa atividade proporciona. “A produção de opióides endógenos, substâncias que nosso organismo produz e nos gera bem-estar, está aumentada em quem se exercita, combatendo também os fogachos, ondas de calor que tanto desconforto provocam em mulheres na menopausa”, explica.
O bem-estar gerado pela atividade física, a melhora da autoestima, assim como a socialização que essas atividades promovem, diminuem a ansiedade e também a depressão. Porém, de acordo com Lívia, é importante, antes de começar qualquer programa de atividade física, passar por uma avaliação cardiorrespiratória para iniciar com segurança, aproveitando todos os benefícios que pode trazer.
Sobre a Partmed
A Partmed é uma rede de franquias de clínicas médicas populares, comprometidas com a saúde da população. É ideal para quem não tem tempo para esperar o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e também não tem convênio com nenhum plano de saúde. Nas clínicas da rede de franquias os pacientes encontram médicos qualificados das variadas especialidades, para consultas com preços baixos e agilidade na realização de exames. Em Rio Preto, a Partmed Saúde e Medicina fica na rua Benjamin Constant, 3435, no centro. Mais informações pelo (17) 3305-8045. (Colaborou Luciano Moura)
Cidades2 diasMenino de 9 anos morre em capotamento em vicinal na região de Rio Preto
Cidades1 diaConfusão em culto termina com agressão e roubo em igreja de Rio Preto
Cidades1 diaAssassino da médica Thallita Fernandes tem pena máxima reduzida
Cidades21 horasLaudo aponta que vítima morta em briga de bar não foi atingida pelas costas



