Saúde
Estado prorroga campanha de vacinação contra gripe
A campanha de vacinação contra gripe, que segue até o dia 7 de julho. Em Rio Preto, foram aplicadas até agora, 119.344 doses da vacina, que protege o organismo contra três tipos de vírus: Influenza A, Influenza B e Influenza H1N1
O Estado de São Paulo prorrogou nesta terça-feira, 27, a campanha de vacinação contra gripe, que segue até o dia 7 de julho. Em Rio Preto, foram aplicadas até agora, 119.344 doses da vacina, que protege o organismo contra três tipos de vírus: Influenza A, Influenza B e Influenza H1N1. Entre os grupos prioritários (idosos, profissionais da saúde, gestantes, puérperas e crianças), que entram na meta de 90% do Ministério da Saúde, foram imunizadas 81.360 pessoas, o que representa 78,65%.
A maior cobertura vacinal continua com o grupo das puérperas, com 90,58%, seguido dos profissionais da saúde, com 83,47%, e dos idosos, com 82,51%. A pior adesão à campanha foi com o grupo das gestantes, com 61%, seguido das crianças, com 67,76%.
Com a prorrogação da campanha, as salas de vacinação das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) continuam aplicando a vacina contra gripe de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30, e nas UBS do Santo Antônio, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Parque Industrial, Vila Toninho, São Deocleciano e Jaguaré, a vacinação é feita das 7h às 20h. Para ser vacinado é preciso levar documento de identidade e carteirinha de vacinação.
Rio Preto amplia vacinação para crianças
A Secretaria de Saúde de Rio Preto ampliou também nesta terça-feira, 27, a vacinação para crianças: antes podiam ser vacinadas aquelas com idades entre seis meses e cinco anos. A partir de agora, crianças de até 11 anos, 11 meses e 29 dias podem ser vacinadas. Segundo Michela Barcelos, gerente de imunização da Secretaria, a medida foi tomada considerando que as crianças transmitem o vírus por um tempo maior, cerca de 14 dias, o que pode levar a uma disseminação do vírus àqueles que não receberam a vacina.
Seguindo o parâmetro de idade, pessoas de 50 e 59 anos também foram incluídas na semana passada pelo Estado de São Paulo. “Nessa idade aumenta o percentual de pessoas que apresentam alguma comorbidade, como hipertensão. A vacina protege o organismo de possíveis complicações associadas ao vírus Influenza”, explica Michela.
O Estado de São Paulo destaca ainda que também podem ser vacinados:
– Profissionais de Educação (com comprovação);
– Portadores de Doenças Crônicas/Comorbidades (com prescrição médica);
– Policiais civis e militares (estadual/federal);
– Funcionários do Poupatempo (com comprovante da função);
– Funcionários da Defesa Civil (com comprovante da função);
– Funcionários dos Correios (com comprovante da função);
– Funcionários do Judiciário (Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradoria e Tribunais de Justiça);
– Cuidadores de idosos e crianças (com comprovante da função);
– Profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua (com comprovante da função);
– Doadores de sangue e de medula (com comprovante);
– Funcionários da limpeza urbana (com comprovante da função);
– Coletadores de resíduo (com comprovante da função);
– Motoristas, cobradores e trabalhadores em transporte rodoviário (com comprovante da função);
– Motoristas de táxi (com comprovante da função).
- Política2 dias
Pres. do Sindicato dos Médicos é exonerada de cargos comissionados
- Cidades2 dias
Criança de apenas 7 anos morre durante atendimento em Rio Preto
- Cidades2 dias
Mulher é agredida por várias pessoas e furtada dentro de comércio em RP
- Nacional2 dias
Menina de 4 anos morre após ser esfaqueada pela irmã em SC