Redes Sociais

Saúde

Pele precisa receber cuidados especiais nos dias mais frios

Dermatologista recomenda uso de hidratante diariamente, protetor solar e, claro, tem de beber muita água

Publicado há

em

Com a queda nas temperaturas, não é só o guarda-roupa que devemos adaptar para enfrentar o frio. A pele também exige cuidados especiais, já que é nesta época que ela fica mais ressecada e sensível a algumas doenças. Os primeiros sintomas são a descamação e as rachaduras. Ambientes abertos e com vento podem agravar o quadro, levando as pessoas a sofrer também com coceira e até ardência. A solução é simples: abusar da hidratação.“É preciso fazer uso de hidratantes diariamente. Também é importante não lavar o rosto com água muito quente, porque isso vai ressecar a pele ainda mais”, explica a dermatologista Joana Tebar Figueira.

Apesar de o sol parecer inofensivo, é imprescindível utilizar protetor solar também no inverno. Mesmo com o clima frio, as radiações ultravioletas continuam capazes de danificar a pele. Na hora do banho, a recomendação é para se usar sabonetes mais hidratantes e suaves, e moderar a utilização da bucha. “Só esfregue a bucha em locais de pele mais espessa, como os pés. Isso vai evitar que a pele perca o revestimento natural de proteção, tornando-se sem brilho e seca”, justifica a dermatologista.

Os cuidados não são apenas com a beleza. Nesta época, problemas como psoríase, dermatite atópica e dermatites em geral podem se agravar. Confira alguns cuidados essenciais para manter a pele saudável no inverno: beba bastante água, coma frutas e verduras; prefira banhos mornos; evite o uso excessivo de sabonete e da bucha; use e abuse do hidratante; inclua a máscara hidratante na sua rotina de beleza, use cremes calmantes e não esqueça o protetor solar.

 

AS 10 MAIS LIDAS