Redes Sociais

Saúde

Campanha Rio Preto conta o Aedes visita mais de 55 mil imóveis

Para que fosse possível percorrer todos os locais, o mutirão contou com a participação de 1.269 agentes de saúde e 142 supervisores. Do total de imóveis visitados, 34.269 receberam o trabalho dos funcionários, com retirada de criadouros e orientação. Os outros 21.074 imóveis estavam fechados

Publicado há

em

A Campanha “Rio Preto conta o Aedes”, iniciada pela Secretaria da Saúde em 24 de junho e finalizada em 12 de agosto, visitou 55.343 imóveis em Rio Preto. O objetivo do mutirão foi encontrar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zyka, chikungunya e febre amarela. A campanha foi realizada em oito etapas, sempre aos sábados, das 8h às 14h.

Para que fosse possível percorrer todos os locais, o mutirão contou com a participação de 1.269 agentes de saúde e 142 supervisores. Do total de imóveis visitados, 34.269 receberam o trabalho dos funcionários, com retirada de criadouros e orientação. Os outros 21.074 imóveis estavam fechados.

Para a gerente da Vigilância Epidemiológica, Andreia Negri, o balanço do mutirão é positivo. “A meta de imóveis trabalhados na campanha superou as expectativas. Conseguimos trabalhar mais imóveis do que havíamos programado e justamente em um período no qual as pessoas tendem a reduzir os cuidados com as ações preventivas, visto que o número de mosquitos tende a diminuir. Por isso, o trabalho foi excelente.”

Foi a primeira vez que a Secretaria de Saúde realizou mutirão da dengue no inverno, período interepidêmico, visto que os ovos do Aedes podem permanecer viáveis por até 12 meses em recipientes secos. “Essa campanha reforça a ideia de que o hábito com os cuidados preventivos deve ser ininterrupto para combater o mosquito e, por consequência, as doenças transmitidas por ele”, disse o secretário da Saúde, Eleuses Paiva.

Apesar de a campanha ter terminado, as visitas dos agentes de saúde são contínuas, realizadas durante todo o ano, de segunda a sexta-feira. Eles percorrem os imóveis uniformizados, com camiseta branca e calça azul marinho com os logotipos da Prefeitura. Todos também usam crachá com nome e foto. Qualquer dúvida a respeito da identificação do funcionário ou denúncia sobre locais com criadouros pode ser feita pelo telefone 0800-7705870.

AS MAIS LIDAS