Saúde
Em agosto, casos de dengue despencam em Rio Preto
Em 2016 foram 207 notificações, destas 68 positivas. Já neste ano foram 116 notificações e cinco casos confirmados para a doença. A Secretaria de Saúde intensificou as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti
Os números de casos confirmados de dengue despencaram em Rio Preto no mês de agosto, quando comparado com o mesmo período no ano passado. Em 2016 foram 207 notificações, destas 68 positivas. Já neste ano foram 116 notificações e cinco casos confirmados para a doença. A Secretaria de Saúde intensificou as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. “Além de ações rotineiras, como visitação casa a casa executada diariamente de segunda à sexta-feira, também foram realizadas campanhas aos finais de semana para a vistoria e eliminação de criadouros em residências, comércios, terrenos e áreas públicas”, como explica o gerente do Departamento de Vigilância Ambiental Abner Alves.
Ele ressalta que também foram realizadas ações de manejo ambiental em imóveis considerados de risco sanitário que são aqueles habitados ou não nos quais há o acúmulo de material inservível favorecendo a proliferação de animais vetores e nocivos, tais como o Aedes aegypti, escorpiões, caramujos, ratos e outros.
De janeiro a julho de 2017 foram realizadas 68 ações de manejo ambiental e destes imóveis foram removidas aproximadamente 325 toneladas de materiais inservíveis. “Estas ações são realizadas em imóveis abandonados (desabitados) ou com a autorização do morador. Ainda, em último caso solicitamos autorização judicial para a intervenção”, afirma conta.
Outro destaque, segundo o gerente do Departamento de Vigilância Ambiental foram as ações com apoio dos professores nas redes públicas. Mais de 320 docentes foram capacitados e orientaram alunos visando o combate a dengue. Mesmo com números baixos, a Secretaria de Saúde orienta que os rio-pretenses deverão continuar a colaborar com a limpeza dos quintais e recolhendo possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Solicitamos à população que continue a vistoriar semanalmente suas residências garantindo a limpeza e organização do ambiente, eliminando objetos que possam acumular água, tratando os recipientes que não podem ser eliminados, como o evaporador atrás da geladeira, com detergente, e os ralos, com água sanitária. Lembrando que a luta contra o Aedes só será vencida com a união de toda a sociedade
- Cidades2 dias
Homem é linchado após invadir comércio nu e se jogar sobre bebê, em RP
- Cidades2 dias
Família do vice-prefeito de Sud Mennuci faz registro de desaparecimento
- Cidades1 dia
Acidente com carro e caminhonete mata homem de 59 anos em Rio Preto
- Cidades2 dias
Adolescente pega o carro da mãe e causa acidente de trânsito em Rio Preto