Redes Sociais

Saúde

Campanha de vacinação imuniza 21.527 nos três primeiros dias em Rio Preto

No dia 12 de maio, considerado o “Dia D” da vacinação, todas as unidades básicas de saúde do município estarão abertas para a imunização de todos os grupos prioritários

Publicado há

em

A ação da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em Rio Preto imunizou 21.527 pessoas entre os dias 23 e 25 de abril. Nesta primeira semana, apenas idosos e profissionais da saúde podem ser vacinados, já que a campanha está sendo feita de forma escalonada. Do total de imunizados, 14.080 são idosos e 7.447 são profissionais da saúde. A cobertura vacinal do primeiro grupo está em 24,54% enquanto que a do segundo está 39,86%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% de imunização.

Na semana que vem, a partir do dia 2 de maio, a campanha também inclui gestantes, puérperas e crianças com idades de 6 meses a 5 anos. Para esses grupos também há meta de 90% de cobertura vacinal. Na semana seguinte, professores, portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade também poderão se vacinar, no entanto, não há meta de vacinação para estes grupos.

No dia 12 de maio, considerado o “Dia D” da vacinação, todas as unidades básicas de saúde do município estarão abertas para a imunização de todos os grupos prioritários. A campanha continua até o dia 2 de junho.

Este ano, a vacina é trivalente e protege contra três tipos de vírus: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Nesta quinta-feira, o Centro de Atendimento Especializado na Saúde do Idoso (CAESI) vacinou os idosos que aguardavam atendimento e que não tinham sido imunizados nas UBS.

A aposentada Luiza da Franca Crispim, de 87 anos, foi ao local acompanhada da filha, Cecília Ferreira Fernandes, de 68 anos, e as duas tomaram a vacina. “Tomo todo ano a vacina contra gripe e nunca me fez mal”, afirmou dona Luiza.

As salas de vacina das unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Nas unidades do Santo Antônio, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Parque Industrial, Vila Toninho, São Deocleciano e Jaguaré, a vacinação é feita das 7h às 19h30.

AS MAIS LIDAS