Redes Sociais

Saúde

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

O dia D da campanha, considerado o dia de mobilização nacional, será no sábado de 12 de maio. Em Rio Preto, as unidades permanecerão abertas das 7h às 17h e as equipes de imunização também devem levar a vacinação a locais de grande circulação de pessoas

Publicado há

em

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou hoje, 23 de abril. Em Rio Preto, as 27 unidades básicas de saúde já receberam as doses para iniciar a imunização. Assim como em 2017, a campanha será feita de forma escalonada, ou seja, a cada semana novos grupos prioritários são incluídos.

Na primeira semana, idosos e profissionais da saúde poderão ser vacinados. Na segunda semana, a vacinação inclui crianças com idades de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes e puérperas. Na terceira semana, portadores de doenças crônicas, professores e população privada de liberdade poderão ser vacinados. Em Rio Preto, a expectativa é que 150 mil pessoas sejam vacinadas. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% de imunização.

No ano passado, apenas o grupo das puérperas atingiu a meta (92,41%). No grupo dos idosos e dos profissionais da saúde, a imunização foi de 83,95%, enquanto o das crianças ficou em 74,82%, e o das gestantes, em 74,42%. Para os outros grupos, o Ministério não estipula meta de vacinação. Este ano, estima-se que a população dos grupos com meta seja de 104 mil.

O dia D da campanha, considerado o dia de mobilização nacional, será no sábado de 12 de maio. Em Rio Preto, as unidades permanecerão abertas das 7h às 17h e as equipes de imunização também devem levar a vacinação a locais de grande circulação de pessoas. A campanha segue em todo o país até o dia 2 de junho.

Este ano, a vacina contra a gripe é trivalente, composta por três tipos de vírus inativados: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. A vacina é segura e eficaz, sendo que as restrições são para pessoas que tenham alergia grave a ovo.

As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, entre 7h e 16h30. Nas UBS do Santo Antônio, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Parque Industrial, Vila Toninho, São Deocleciano e Jaguaré, a vacinação será feita das 7h às 19h30.

 

AS MAIS LIDAS