Redes Sociais

Saúde

Saúde registra 36 casos de meningite e três mortes em Rio Preto

As principais ações de prevenção são a vacinação e a quimioprofilaxia (administração de medicamento específico para familiares realizada pela Vigilância Epidemiológica). A vacina contra o meningococo de sorogrupo C faz parte do Calendário Nacional para crianças menores de 5 anos e adolescentes de 11 a 14 anos e estão disponíveis nas 27 Unidades Básicas de Saúde

Publicado há

em

A Secretaria de Saúde de Rio Preto informa a ocorrência de 36 casos de meningite no município, este ano, dos quais 26 são virais, cinco são bacterianos e cinco são do tipo doença meningocócica.  Deste último tipo, foram confirmados três óbitos. O mais recente, ocorrido em abril, estava sendo investigado como dengue, o que já foi descartado. Os outros dois óbitos ocorreram em janeiro.

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda de transmissão respiratória. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente e a meningococcemia a mais grave. Sintomas como febre de início súbito, dor de cabeça, vômitos e manchas avermelhadas pelo corpo são alguns dos sintomas da doença.

As principais ações de prevenção são a vacinação e a quimioprofilaxia (administração de medicamento específico para familiares realizada pela Vigilância Epidemiológica). A vacina contra o meningococo de sorogrupo C faz parte do Calendário Nacional para crianças menores de 5 anos e adolescentes de 11 a 14 anos e estão disponíveis nas 27 Unidades Básicas de Saúde.

Para crianças, a imunização completa é feita em três doses: aos três e aos cinco meses de idade, e uma dose de reforço com um ano de vida. Para os adolescentes, a vacina foi introduzida na rede pública em 2017 para a faixa etária de 12 e 13 anos, com dose única. A cobertura vacinal, em Rio Preto, está em 66%. Este ano, o Ministério da Saúde ampliou o esquema de vacinação e a faixa etária de 11 e 14 anos também foi incluída.

AS MAIS LIDAS