Saúde
Unidades de Saúde abrem neste sábado para vacinação de pólio e sarampo
A Campanha é promovida pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais da poliomelite e do sarampo

As 27 Unidades Básicas de Saúde de Rio Preto estarão abertas neste sábado, 4, entre 7h e 17h, para a vacinação contra pólio e sarampo. Chamada de “Dia D”, a data antecipa a Campanha Nacional que começa na próxima segunda-feira, 6, e vai até o dia 31 de agosto. No dia 18, as Unidades reabrem novamente para outro “Dia D”.
A Campanha é promovida pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais da poliomelite e do sarampo e evitar a reintrodução dessas doenças, já eliminadas do país. Rio Preto não registra casos de poliomelite desde a década de 1980, e de sarampo desde o ano 2000. Há dez casos suspeitos de sarampo.
No Estado de São Paulo, a cobertura vacinal da poliomelite é de 70%, e de sarampo, 74,3%. Em Rio Preto, esses índices são superiores ao do Estado. A cobertura da pólio está em 99,9% para a primeira dose de menores de um ano, 91,1% no primeiro reforço e 119%, no segundo reforço, feito aos 4 anos de idade. Quanto ao sarampo, a cobertura da primeira dose está em 99,9%, e para a segunda dose, 91,1%. Apesar das altas coberturas, a meta estabelecida pelo Ministério para todas as doses é de 95%.
A campanha de vacinação contra a poliomelite e o sarampo é voltada para crianças com idade entre 1 e menores de 5 anos. O esquema vacinal para a pólio é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
Cidades2 diasVítimas de Icaraíma tinham registros por estelionato, tráfico e violência, afirma PC
Cidades1 diaMulher morre cinco dias após acidente com caminhonete na Murchid
Cidades2 diasOperação da Dise desmantela ponto de tráfico em boteco de Rio Preto
Cidades2 diasServidoras são afastadas após agressão em creche da região



